Demandas municipais são aprovadas por unanimidade em reunião da Ascamaja

A  Associação da Câmara Municipais do Alto Jacuí – Ascamaja realizou na última sexta-feira (3), no CTG Velho Carreta de  Santa Bárbara do Sul, seu encontro mensal. Representando o legislativo de Carazinho, estiveram presentes os vereadores Alaor Tomaz e Anselmo Britzke que defenderam uma moção assinada por todos os vereadores com três reivindicações do município que também beneficiarão a região solicitando apoio a entidade. Essa moção será entregue aos deputados federais, neste mês de agosto, quando os vereadores Alaor Tomaz e Paulino de Moura estarão em Brasília na Marcha dos Vereadores.

Sobre as sugestões apresentadas, a primeira delas trata-se da instalação de uma CTI neonatal junto ao Hospital de Caridade de Carazinho – HCC, visto que toda a região depende de Passo Fundo e que não tem conseguido atender a demanda. Outra indicação defendida pelos vereadores foi quanto a construção de uma clínica de recuperação de dependentes químicos, que hoje são atendidos longe dos familiares, tendo um gasto considerável aos cofres públicos, sendo mais viável que essas pessoas sejam atendidas dentro de Carazinho, podendo-se trabalhar também com os familiares, dando esse suporte que hoje não é possível devido a distância. Já a terceira reivindicação trata da construção de um ginásio poliesportivo, considerando que o único ginásio municipal foi construído na década e 60 e que o mesmo já passou por diversas reformas, contudo, não apresenta condições físicas, sem contar que passa mais tempo interditado do que disponível as práticas esportivas.

As reivindicações foram apresentadas pelo vereador Alaor Tomaz que utilizou da tribuna durante a reunião da entidade para defender essas demandas, que beneficiam também a região. Após a explanação do vereador, os presentes foram unânimes a todas as indicações feitas. Com isso, a Ascamaja será parceira do município e estará encaminhando um documento reiterando o apoio junto aos deputados federais.

A reunião contou com homenagens, apresentação de painel sobre Morno, com o médico veterinário da Secretaria estadual da agricultura, João Ferrari  e o CAR – Cadastro Ambiental Rural, com o engenheiro florestal Nelson Nicolodi e ao final alguns vereadores tiveram oportunidade se manifestar em expediente verbal.