Notícias

Secretaria da saúde esclarece sobre fichas nos ESF's

1 min atrás

 

 

 

O vereador Eduardo Assis esteve nesta terça-feira (21) reunido com membros da direção técnica da secretaria municipal da saúde para que pudesse ser esclarecido o número de fichas nos ESF’s, questionado pelo vereador nesta semana. A reunião serviu para que alguns pontos pudessem ser esclarecidos, inclusive, apontadas algumas soluções para que se acabe com as filas durante a madrugada. No encontro estiveram presentes o secretário da saúde João Hartmann, diretores da secretaria, membros do ESF Floresta, o vereador e também o seu assessor parlamentar Ezelino Ramos.

 

Inicialmente foi explicado ao vereador de que muito evolui no município e que os agendamentos, que foram promessas de campanha da atual administração, estão ocorrendo, porém que a cultura das pessoas ainda faze com que elas pensem que se chegarem mais cedo serão atendidas primeiro. O secretário da saúde João Hatmann destacou que as pessoas pensam que “tudo que é SUS tem que ir cedo”, porém, o que tem ocorrido é que elas têm sido atendidas no horário agendado, salvo alguns casos pontuais que podem ocorrer. Comentou também de um projeto piloto que iniciou com o agendamento de consultas, mas que as pessoas não iam, ou agendavam para o meio da manhã e mesmo assim estavam lá esperando na madrugada.

 

Com isso o vereador questionou de por que não haver uma divulgação maior disso, “as pessoas precisam entender que não há a necessidade de filas, porque hoje a única reclamação da comunidade é com isso, os atendimentos foram muito elogiados então temos que achar uma forma de divulgar isso de forma que as pessoas se conscientizem que não precisa passar frio’, ressaltou o vereador.

 

Outro fator levantado por membros do ESF Floresta foi quanto a multiplicação da população com os novos condomínios que estão sendo entregues. “É humanamente impossível atender todas as pessoas, mas no caso deles (ESF) a população é quase de 6 mil pessoas, quando recomendado seria 3 mil”, comentou o secretário. Por esse motivo também solicitou um apoio do vereador para que possa ajudar a divulgar como funciona o ESF, quando procurar o ambulatório ou o hospital. Segundo o documento  entregue por Hartmann o ESF é considerada atenção primária, ou seja “ é desenvolvida por meio de exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a população de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade  existente no território em que vive essa população”.

 

O vereador Eduardo Assis sugeriu a realização de uma campanha através das rádios para que as pessoas tenham esse conhecimento e também entendam que não há necessidades de fazer filas.  Também se disse a disposição de todos para que pudessem ser esclarecidos alguns fatores em que ele é bastante cobrado via redes sociais.

 

Durante a reunião foi entregue ainda ao veredor uma tabela com todos os dados dos atendimentos realizados pelos ESF’S em alguns bairros e também um levantamento dos atendimentos do bairro Floresta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATENDIMENTOS/PROCEDIMENTOS      JANEIRO   JULHO 2015     ESFFLORESTA Consultas   médicas                                                                                1673  -~

Pré natal                                                                                                 584

Preventivos                                                                                             140

Consulta  de enfermagem                                                                      854

Curativos                                                                                                 399

Injeções                                                                             ,o.                                    3795

Glicemia  capilar                                                                                     236

Puericultura                                                                                             35

Testes  rápidos                                                                                        60    ••

Administração    de medicamentos                                                        716

Aferição   de pressão  arterial                                                                 2475

Aferição   de temperatura                                                                        139

Aferição   de peso                                                                                   754" Administração    vacinas                                                                         1710

Cateterismo   vesical                                                                              09

 

Atendimento     odontológico                                                                   716

Teste  do pezinho                                                                                   39

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×