Município se faz presente em audiência pública sobre funcionamento de UPAs no RS‏

O município de Carazinho esteve representando na manhã desta terça-feira (30) em uma audiência pública que debateu sobre as Unidades de Pronto Atendimento no Estado (UPA). O assunto  foi levantado pela comissão  de assuntos municipais e de saúde e meio ambiente  da Assembleia Legislativa. Os representantes municipais presentes na discussão em Porto Alegre foram o prefeito municipal Renato Süss, presidente da câmara de vereadores Paulino de Moura e secretário da saúde João Hartmann.

A Audiência pública na AL debateu as pendências quanto ao financiamento e ao efetivo funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Estado cujas instalações já estão concluídas em municípios do Rio Grande do Sul. O debate foi proposto pelos deputados Eduardo Loureiro (PDT), Tarcísio Zimmermann (PT) e Valdeci Oliveira (PT).

Após os presentes expuserem as dificuldades para a abertura das UPAs e os problemas financeiros que é uma realidade dos municípios, ficou definido que o assunto será levado até o Ministério da Saúde onde será solicitado maior facilidade para abertura destas novas unidades. Entre as sugestões apontadas por representantes municipais é de abrir a UPA com um número menor de médicos e enfermeiros, em função do alto custo para manter estes profissionais.  Essa e outras medidas serão levadas até Brasília para que possam ser analisadas junto aos técnicos da saúde.

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Paulino de Moura classificou a reunião como bastante interessante, já que houve a oportunidade de todos colocarem as suas realidades e também buscarem uma solução.