Vereadores discutem PL sobre a Eletrocar com a presença de ex-presidentes

Nesta quarta-feira (24) o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulino de Moura recebeu em seu gabinete os ex-presidentes da Centrais Elétricas de Carazinho  - Eletrocar para tratar com eles o projeto de lei do executivo municipal 067/2015 que prevê para os próximos cinco anos a prefeitura um limite na retirada do lucro da empresa. A intenção deste projeto é fazer com que a prefeitura suga todo o lucro que a empresa tem anualmente como estava ocorrendo.

Na reunião participaram ainda os vereadores Daniel Weber e Fernando Sant’Anna de Moraes, os ex-presidentes Albano Kayser, André Azevedo e Celso Luft. Todos os demais vereadores foram convidados para participar do encontro.

A posição dos ex-presidentes foi unânime em relação a aprovação do projeto pelo legislativo, contudo destacaram que esta é uma das medidas a serem tomadas, precisando ainda que sejam colocadas pessoas de conhecimentos específico em cada área, para que a Eletrocar deixe de ser um “cabide de emprego” para as administrações.

O primeiro a falar sobre a empresa foi Albano Kayser, que foi presidente na época do ex-prefeito Aylton Magalhães, onde destacou que estava na hora de a prefeitura achar uma forma de sobreviver sem o valor da Eletrocar, “a prefeitura sempre usou a Eletrocar como a menina dos olhos de ouro, ela tem que deixar disso”, garantiu.

Já Celso Luft, que foi presidente na época do ex-prefeito José Luis Espanhol e também uma passagem na atual administração, relatou que a empresa tem condições absolutas de se manter e de dar lucro, mas para isso é preciso que esse tipo de atitude seja tomada, por isso também disse ser favorável a aprovação do projeto.

André Azevedo que esteve a frente da empresa na época do ex-prefeito Iron Albuquerque destacou o trabalho de todos os que passaram pela empresa “todos que por lá passaram de o melhor de si, a Eletrocar é uma empresa estratégica no desenvolvimento econômico e social, foi um diferencial na instalação da Parmalat e também da vinda da Nestlé”, ressaltou André.  Também aproveitou para dizer que esse o momento de aproveita a iniciativa do prefeito e pensar em um planejamento estratégico para a empresa e a profissionalização dos diretores. Segundo ele, esse projeto abre uma brecha também para ampliar a discussão.

O presidente da casa, vereador paulino de Moura agradeceu a presença de todos e também por todas as ideias colocadas em relação a empresa e garantiu que esse assunto será discutido e inclusive colocou a cargo dos presentes de marcarem uma nova reunião para que o assunto continue sendo debatido após lerem cada ponto do PL entregue a eles nesta quarta.