Vereadores destacam luta em prol da comunidade na renovação entre prefeitura e HCC

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira aprovou três dos quatro projetos colocado em apreciação e mais um relatório de execução orçamentária. Ainda no aguardo de mais informações referente ao PL 037/15 do Executivo municipal, o vereador Eduardo Assis pediu vistas do projeto. Este mesmo teve o pedido de vistas na semana passada pelo vereador Rudi Brombilla devido a algumas dúvidas quanto a documentação.

No grande expediente o vereador Rudi Brombilla foi primeiro a usar da tribuna para falar de seu projeto que dá nominação a rua B do bairro São Pedro para que a mesma seja denominada José Abílio Orlandini.

Em seguida foi a vez do vereador Estevão De Loreno onde mencionou da situação entre hospital e prefeitura e questionou uma posição do vice-prefeito Elbio Esteve, já que o mesmo integra também a equipe médica do hospital. De Loreno afirmou que esta não era uma crítica  a Elbio, mas que havia chegado até ele de que o prefeito não o escutava e nem aceitava ajudas, sendo assim, o vereador afirmou que o vice deveria buscar os órgãos de imprensa para expor o que está ocorrendo.

O vereador Paulino de Moura garantiu em tribuna que a câmara não deixará com que a comunidade seja afetada por essa negociação. “Não vamos deixar de medir qualquer esforço para que a comunidade não fique sem atendimento”,disse o vereador. Além disso, pediu para que pare de se fazer “terrorismo” com as pessoas que não sabem o que fazer com os pronunciamentos referentes ao término do contrato.

Já Orion Albuquerque declarou que o vice-prefeito Elbio pode e muito colaborar para que o problema seja resolvido, “ninguém melhor do que ele para negociar e achar a solução”, disse o vereador, mas também destacou a falta de diálogo entre prefeito e vice. Também aproveitou do espaço da tribuna para apresentar o projeto entregue pela arquiteta Tita Piva para a reforça do Câmara Cidadã, onde já está sendo feito o orçamento para apresentar ao presidente. Comentou também de sua idéia de fechar o terminar Iron Albuquerque nos domingos para o espaço de laser da comunidade, onde o prefeito se mostrou favorável ao projeto, sendo assim, o próprio vereador montou uma estrutura denominada “Brique da Gare” que contempla espaço para os apicultores, produtores da agricultura familiar, entre outros.

Erlei Vieira citou sobre o abaixo-assinado que reivindica uma clínica de reabilitação no município, afim de economizar com o que é investido com a internações dos jovens em diversas cidades através de convênios. Também passou um vídeo da campanha do prefeito de 2012 onde ele promete uma clínica terapêutica. Ao final disse que esta seria a sua segunda decepção política.

O vereador Alaor Tomaz parabenizou a secretaria de educação pela realização do primeiro encontro de líderes estudantis, momento este, considerado pelo vereador como muito importante para despertar nos adolescentes o interesse em participar da comunidade e representá-la. Comentou ainda sobre o HCC, reforçando que o legislativo estaria fazendo com que a comunidade não fosse prejudicada com a falta de consenso entre as partes.

Em seguida o vereador Vitor Xavier também comentou sobre a negociação com o HCC e destacou que a situção é complicada, mas que o prefeito estaria na terça-feira em Porto Alegre buscando soluções para que seja dado seguimento ao serviço com a presença de dois médicos plantonistas.

O último vereador a fazer uso da tribuna foi o vereador Anselmo Britzke onde comentou da felicidade de poder ser o paraninfo do nono ano da Escola Estadual Carlinda de Britto, onde também relatou da sua visita na manhã e segunda-feira e que teve a oportunidade de relatar sua trajetória de vida e também a sua adesão a política.

Após a votação dos projetos e do relatório foi dado início a sessão extraordinária convocada nesta segunda-feira pelo presidente da casa. Nesta foram colocados em pauta seis projetos em votação. O projeto  025/15 de autoria do vereador Orion Albuquerque foi retirado de pauta pelo próprio autor projeto.

Dos projetos colocados em votação, cinco de autoria do suplente de vereador Gilnei Jarré que dá nome as ruas do loteamento Rech.  Por este motivo, foi dado espaço a Jarré para que utilizasse da tribuna e comentasse desses projetos. O suplente de vereador do PSDB agradeceu a todos os vereadores pela oportunidade  e destacou a amizade com as famílias Rech, Pedroso e Dummel que  estavam sendo homenageadas por ele nestas ruas dando nome de familiares que foram exemplos no município.