Vereadores participam da X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foi realizada nesta sexta-feira (29) a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é uma realização do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Carazinho – COMDICACAR em parceria com a secretaria municipal de assistência social e apoio da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

Fizeram parte da mesa principal o prefeito municipal Renato Süss, presidente da câmara de Vereadores Paulino de Moura, secretária de Assistência social Thaíse Albuquerque e presidente do COMDICACAR Joana Hamburgo. Estiveram presentes ainda os secretários de administração Cecília Bertoldi, educação Eloísa Dreyer e da Fazenda João Pedroso. O vereador Vitor Xavier também acompanhou o início dos trabalhos.

Durante os pronunciamentos, a primeira a fazer uso da palavra foi a presidente do COMDCACAR Joana Hamburgo, onde ressaltou o empenho da secretária de assistência social Thaíse Albuquerque em prol das crianças e dos adolescentes. Também disse ser muito importante a discussão desse assunto, pois hoje ainda não são cumpridos todos os papéis que o COMDICA deveria. Segundo ela, “são 25 anos de estatuto da criança e do adolesce e ainda temos casos de crianças sendo violentadas, para isso acabar é necessário que todos façam a sua parte”, afirmou. Em sua fala destacou ser conhecedora das dificuldades enfrentadas, mas que ainda há muito que ser feitoe se todos trabalharem em conjunto o objetivo maior será alcançado.

Em seguida foi a vez da secretária de assistência social Thaíse Albuquerque onde fez uma breve retrospectiva dos dois anos de governo em que a secretaria tem trabalhado no fortalecimento dos conselhos. “ Temos quatro conselhos no município (Conselho tutelas, Conselho de Assistência Social, COMDICACAR e Conselho do Idoso) e conseguimos fortalecê-los, cumprindo com o nosso papel” ressaltou.

O presidente da câmara, vereador Paulino de Moura parabenizou as que o antecederam pelo belo trabalho realizado, “prova disso é este plenário cheio para discutir um assunto de extrema importância para o nosso município”. Deu boas vindas a todos os presentes e reafirmou o compromisso com os presentes em trabalhar em conjunto. Também relembrou que este ano o poder Legislativo está buscando o papel de protagonista, “e ser protagonista nesta situação. nada mais é que dar oportunidade a comunidade de discutir”.

Por fim, o prefeito municipal fez o uso da palavra e chamou a frente oito crianças da planteia para que se aproximassem dos integrantes da mesa oficial. Em seguida destacou o trabalho de alguns membros da comunidade para tirar os jovens das ruas. A exemplo citou o Yacamim, escolhinha de Futebol Triano, Sercesa, Pinheiro, entre outros. Encerrou seu pronunciamento ressaltando o valor das crianças, fazendo citação bíblica onde diz “Deixa vir as minhas as criançinhas, porque delas é o Reino dos Céus”.

Os trabalhados foram iniciados logo na sequência, com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. A conferência lotou o plenário da câmara de vereadores com integrantes de entidades que trabalham no desenvolvimento dos jovens no município. As atividades iniciaram no período da manhã  e tem previsão de término às 16h 30min.

O público-alvo desse evento são usuários da rede de proteção, trabalhadores da área, lideranças comunitárias, estudantes, entidades de atendimento e população em geral. Na Conferência, dentro do tema elencado, haverão eixos de discussão divididos em grupos e posteriormente as propostas dos mesmos será votada em Plenária.

Ao final da conferência, serão escolhidos os delegados que irão representar o Município na Conferência Estadual a ser realizada em Porto Alegre. As conferências tratam-se de instância máxima da participação popular e suas deliberações possuem força de lei, por isso o Comdicacar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, busca organizar qualificadamente o evento e mobilizar a população para participar.