Vereadores dão sequência no projeto de realização do Festival do Galeto com Massa

O Poder Legislativo, através dos vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque, realizou na noite da última quinta-feira (28) uma reunião com membros do Recanto São Vicente de Paulo, Paróquia São José e Patronato Santo Antônio para tratar da realização do Festival do Galeto com Massa. As demais entidades que integraram a primeira reunião foram convidadas, porém, não se fizeram presentes.

Esse segundo encontro havia ficado marcado na última reunião para que houvesse a confirmação, ou não, da participação nesse projeto que visa desenvolver o município durante a realização da Expodireto Cotrijal. A ideia surgiu do vereador Orion Albuquerque que buscou apoio do vereador Eduardo Assis para buscar a viabilidade na realização do evento. Para Orion “é inaceitável que Carazinho seja apenas uma cidade hoteleira e que não oferece nada aos que vem de longe para prestigiar a feira”.

Sendo assim, havia ficado combinado também que todos os que estavam presentes na primeira reunião iriam levar até a diretoria de cada entidade e levantar a possibilidade de participar na preparação do galeto com massa. O Recanto foi o primeiro a se pronunciar, através da Irmã Iracema e afirmou que a diretoria havia optado por não se engajar nessa atividade em um primeiro momento. A justificativa foi de que não há segurança de que o evento não teria algum prejuízo e que o recanto não teria condições de arcar com nada nessa situação. Disse ainda que é bastante complicado já que não se terá a certeza para quantas pessoas seriam servidos ou o quanto se iria cozinhar. Dessa forma a diretoria resolveu não integrar o grupo.

O assessor parlamentar Ezelino Ramos, do gabinete do vereador Eduardo Assis, garantiu a Irmã que compreende a situação, mas que da mesma forma o projeto continuava em discussão e caso mudassem de ideia as portas estavam abertas.

Em seguida o padre Avelino Pinzeta da paróquia São José disse que estavam, dispostos a ajudar, mas que a ideia era bastante “desafiadora e nós precisamos de uma garantia”. Porém, não descartou a participação na realização do evento, apenas que fosse trabalhado para que houvesse garantias de que não teria nenhum prejuízo. Da mesma forma o Patronato que inclusive colocou o seu espaço físico à disposição para a realização do evento.

Os vereadores destacaram que existem formas de “abater o custo” do galeto com massa e que eles só precisariam mesmo era da ajuda para fazer a janta, uma vez que estas são entidades tradicionais e que daria credibilidade ao evento. Também asseguraram que buscarão patrocínio na aquisição dos ingredientes e que nesta semana já estariam indo atrás de empresas parcerias. Também garantiram que estavam buscando um evento pequeno para esse ano, para, aos poucos, ganhar uma dimensão que Carazinho merece.

A estrutura que será montada para shows e entretenimento dos visitantes ficou de responsabilidade de uma empresa que já está buscando projetos a serem apresentados para o grupo. Esta empresa foi procurada pelos vereadores para que pudesse dar uma ajuda na realização desse tipo de evento, já que é bastante conhecida no ramo e pode agregar ao evento. Esta mesma empresa também ficaria responsável se buscar formas de viabilizar esses shows através de patrocínio, sem que o município arcasse com os custos.