Legislativo busca resolução para funcionamento da UPA

Conforme agenda marcada na última semana, o presidente do Legislativo Paulino de Moura esteve acompanhando o vice prefeito Elbio Esteve, o secretário municipal da saúde João Hartmann e o direto da saúde Valter Pereira na cidade Canoas para buscar subsídios na abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA em Carazinho.

A reunião ocorreu com o secretário da saúde do município de Canoas Marcelo Bósio,  que se prontificou a passar algumas orientações quanto a abertura da UPA e de como mantê-la em funcionamento. Canoas foi a cidade escolhida por ser considera referência na implantação deste serviço, tanto que trabalha com quatro unidades, duas de 16 horas e as outras duas no período de 24 horas.

De acordo com o secretário a UPA 16 horas não é legítima para o Ministério da Saúde, porém, foi uma forma encontrada pelo município de desafogar os hospitais. Também orientou o serviço de reeducação da comunidade de quando procurar um ESF, ou a UPA, ou até mesmo o hospital. Segundo ele, de nada adianta abrir a UPA e toda a comunidade se direcionar para lá, sem uma classificação. Disse ainda que é fundamental uma parceria com o hospital e que em momento nenhum se deve pensar em retirar verba da instituição já que a mesma complementará o atendimento da unidade de saúde.

Quanto a repasse, falou da resolução federal que custeia o valor dos equipamentos e também de subsídios estaduais. Porém, durante a quinta-feira foi repassado em Brasília que essa verba federal poderá não vir, ou reduzida.

Porém, a reunião foi considera pelo presidente da Câmara, vereador Paulino de Moura como muito importante para evitar que Carazinho sofra dificuldades na implantação desse serviço de saúde. Destacou ainda que a saúde de Carazinho terá todo o apoio do poder legislativo para que a comunidade seja bem atendida. Da mesma forma ressaltou a confiança no secretário carazinhense para a boa gestão da saúde.