Vereadores apresentam dados sobre a UPA‏

Na manhã desta teça-feira os vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura estiveram reunidos com o secretário municipal da saúde João Hartmann e o diretor da secretaria Valter Pereira ara falar do funcionamento da UPA. Após a visita dos vereadores a algumas UPAS do Estado,  nesta manhã foi a vez de repassar todas as informações colhidas ao secretário com o intuito de dar suporte ao gestor da saúde quanto a forma de funcionamento.

Durante a reunião os vereadores expuseram ao secretário municipal de que todas as UPAS visitas são terceirizadas. Sendo esta uma sugestão para que seja implantado no município, assim como uma parceria com o hospital, uma vez que ambos devem trabalhar em sintonia. Da mesma forma, foi sugerido a João o fechamento do Ambulatório Municipal quando for aberta a UPA, já que os mesmo profissionais possam ser utilizados.

Para o funcionamento da Unidade é necessário que ela fique aberta 24 horas, com uma equipe composta por médico, enfermeira e técnicos em enfermagem. Relataram que o valor mensal para manter a UPA funcionando, conforme informações repassadas pelo secretário municipal de Canoas, não passa de R$ 400 mil. Quanto a esse assunto, João e o vice prefeito Elbio Esteve estarão na próxima quinta-feira (14) em Porto Alegre para saber de quanto será o repasse do estado e também pedir um auxílio do chefe da casa civil Marcio Biolchi. Neste mesmo dia, participarão de uma reunião com o secretário da saúde de Canoas que também repassará algumas informações aos membros do executivo. Nestas duas reuniões o vereador Paulino de Moura estará presente atendendo ao convite do secretário de saúde de Carazinho.

Os vereadores destacaram que estão trabalhando em conjunto com o secretário, pois entendem da necessidade de Carazinho em dar melhores condições de saúde a comunidade. O secretário agradeceu a disponibilidade dos vereadores e disse que toda ajuda é bem vinda nesse momento, e também lembrou da renovação com o HCC que deverá ocorrer no próximo mês.