Vereadores se unem para a instalação de base regional do Detran em Carazinho

A Câmara de Vereadores de Carazinho esteve representada na tarde desta segunda-feira (11) pelos vereadores Daniel Weber, Fernando Sant’Anna, Márcio Hoppen, Otto Gerhardt e Paulino de Moura em uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Carazinho – ACIC. A reunião tratou sobre a possibilidade de instalação de uma base regional do Detran/ RS no município, possibilitando a realização das provas digitais para a Carteira Nacional de Habilitação.

O mesmo assunto já havia sido abordado pelo presidente da Câmara, Paulino de Moura e o diretor do Departamento de Assuntos Municipais do Estado Romano Guerra, onde o vereador explicou todo processo iniciado na gestão passada, mas que por motivos políticos o município acabou não sendo contemplado com essa base regional.

Essa mesma explicação foi dada na reunião desta segunda, onde estiveram presentes os representantes municipais do trânsito através do diretor Jonatan Carpes e o responsável pelos fiscais de trânsito Diogo Botega, além dos secretários da administração e desenvolvimento Cecília Bertoldi e Gian Pedroso, respectivamente. O coordenador do Sine/ FGTAS Aylton Magalhães também foi convidado para a reunião, além de membros da diretoria da entidade de classe.

Após uma breve explicação do presidente da ACIC sobre a reunião da última quinta-feira, foi exposto ao grupo que para que a base regional se instale em Carazinho foram solicitadas duas salas para a aplicação das provas e a cedência de um estagiário para o Detran, através de contrato via prefeitura.

Com isso, a secretária de administração disse ser possível atender a esses dois pedidos, afirmando ainda que o prefeito certamente seria parceiro nesta luta e que o mesmo não pode se fazer presente devido a uma viagem a Porto Alegre.

O local que está sob análise é onde atualmente está o FGTAS/ Sine, sendo o mesmo local da primeira tentativa e que já tem pronto o projeto de instalação e avaliação técnica na época apontando a viabilidade de instalar a base. Esse projeto será resgatado no Estado para que seja feita alguma adaptação, caso necessária.

Desta forma, para dar agilidade ao processo, um documento será elaborado ainda nesta segunda e enviado através do diretor estadual Romano Guerra dizendo que Carazinho está disposto a colaborar para que seja implantado no município as provas para a CNH. O documento levará a assinatura do presidente da ACIC, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.