Vereadores encerram visitas as UPAs do Estado

Encerrando a série de visitas as Unidades de Pronto Atendimento do Estado, os vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura estiveram nesta quinta-feira (07) nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo. A grande expectativa era ouvir as orientações e sugestões do secretário municipal de saúde de Canoas, Marcelo Bósio, já que a UPA daquele município é considerado referência no estado.

Sendo assim, o primeiro encontro foi com os membros da saúde de Canoas que receberam os vereadores e contaram sobre o funcionamento das quatro UPAs da cidade. Na verdade duas são 24 horas e outros duas funcionam em um período de 16 horas. Esta segunda interessou os vereadores, pois seria uma forma de minimizar os custos, porém, o responsável pela urgência do município Leandro Abraão informou que este tipo de UPA não é reconhecida pelo Ministério da Saúde, em outras palavras, ela é toda custeada pelo município.

Lá, assim como as demais, o serviço também é terceirizado, onde Bósio explicou que é necessário avaliar a situação do município. Para ele, abrir uma UPA tem que ser uma necessidade da comunidade, também afirmou que tanto a UPA quanto a emergência do HCC devem trabalhar juntos em parceria. Isso porque, alguns serviços ofertados no hospital não serão disponibilizados pela UPA, por isso, é fundamental que ambos estejam em sintonia. Comentou sobre a situação de Canoas, onde os pacientes classificados com as cores verde e azul são direcionados a UPA. Isso, segundo ele, diminuiu quase que 50% dos atendimentos feitos pelo hospital. Também mencionou a necessidade de habilitar a unidade o quanto antes, após a sua inauguração, para que Carazinho consiga receber recursos federais e estaduais.

O secretário se ofereceu ainda para receber o secretário municipal de Carazinho e prefeito para explicar as avaliações que devem der feitas. O presidente do legislativo entrou em contato com o secretário João Hartmann que informou que na próxima quinta-feira estará em Porto Alegre com o vice prefeito Elbio Esteve e farão uma passagem até lá para acompanhar o funcionamento.

Além da secretaria os vereadores foram até a UPA 16 horas do município acompanhados do coordenador do Samu do município Gustavo Correa e também de Leandro. Lá ficaram impressionados com as condições de trabalho e também dos equipamentos que foram adquiridos com dinheiro próprio. Outro fator que chamou a atenção dos vereadores a informatização da saúde.

Após essa visita, os vereadores se deslocaram até Novo Hamburgo e foram recebidos pela secretária de saúde Susana Pereira. Lá, contou que o município tem desde 2009 uma Fundação da Saúde Pública e esta é a responsável pela manutenção do serviço. Também relatou que com o início da UPA foi nítida a queda de consultas no Hospital. Orientou que antes de tudo é preciso reeducar a comunidade para que ela saiba onde se deslocar dependendo dos seus sintomas. Sem esquecer do atendimento dos ESF’s.