Terceirização do serviço na UPA chega a 90% no Estado

O segundo dia de visitas dos vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura as UPA’s do estado ocorreu nas cidades de Bagé e Porto Alegre. Após conhecer o funcionamento das UPA’s de Santa Maria e Cruz Alta (tipo 1 e tipo 3), em Bagé a modalidade é considerada 2 e, apesar das dificuldades em colocar em funcionamento, hoje ela tem atendido a comunidade conforme a demanda.

A secretária de saúde de Bagé Aura Stella Pereira recebeu os vereadores junto com representantes do conselho municipal da saúde, onde puderam expor a realidade do município. De acordo com ela, colocar a UPA em funcionamento foi “a minha maior loucura e o meu maior acerto”, caracterizou ela. Apesar dos problemas diários citados pelos profissionais presentes, afirmaram que se tem conseguido atender a grande demanda da comunidade. Também citou que optou por uma “cogestão”, onde o município por um período de três meses bancou a UPA em sua totalidade. Após isso, surgiram problemas com a falta de dinheiro e então optaram por “dividir a responsabilidade com uma fundação”, ou seja, é criado um conselho administrativo para traçar as metas e a fundação executa.

Para abrir a UPA nível 2, de Bagé, a secretária afirmou que foram necessários 36 funcionários entre médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Destacou aos vereadores alguns pontos que ela considera essencial para o bom atendimento, o primeiro deles foi a portaria, onde licitou uma empresa para que assumisse a função, da mesma forma a limpeza e o laboratório.Para ela “ a limpeza é fundamental, mas é preciso um bom gerente e trabalhar na capacitação do pessoal para fazer o acolhimento esperado pela comunidade”. Disponibilizou aos  vereadores o contato de um membro do conselho estadual da saúde para que possa dar mais orientações ao município de como proceder.

Em seguida, os vereadores se deslocaram até a UPA para conhecer a unidade e a forma de atendimento feita pela equipe. Lá se deram conta de que nem todos os setores estão em pleno funcionamento e que, mesmo equipados, as salas de inalação e de observação estão desativados. Da mesma forma o setor de internação pediátrica onde os funcionários tem ocupado para descanso. Essa será uma opção que será repassada ao secretário da saúde de Carazinho João Hartmann. Após essa visita, o vereador Paulino de Moura fez contato com o secretário para saber da viabilidade de alguém da secretaria para acompanhar a visita ao município de Canoas que acontecerá na manhã de quinta-feira, já que o mesmo é considerado referência para as demais cidades que tem a UPA.  Porém, informou de que não tinha como deslocar pessoal, mas que estava esperando os vereadores na próxima terça-feira para saber das providências e alternativas.

Sendo assim, os vereadores Erlei Vieira e Paulino de Moura foram ao encontro do secretário de saúde substituto de Porto Alegre Jorge Luiz da Silva e também do responsável pela emergência Gerônimo Paludo. Lá receberam importantes informações de Paludo que era o responsável pelas UPAS em 2012. Ele afirmou que “90% das UPAS é fora da administração”, ou seja, são terceirizadas, e explicou “não vi até agora nenhum município com fôlego suficiente para manter sozinho ela em funcionamento”. Isso ocorre porque o governo federal e estadual disponibilizam um valor para a construção e equipamentos, mas a parte de RH (que é a mais cara) fica por parte do município e isso tem gerado grandes dificuldades em diversas cidades do Estado.

Os vereadores esclareceram a realidade do município que contém 13 ESF’s, um Ambulatório Municipal e um contrato com o Hospital. E que a manutenção do CEM e a UPA seria inviável para o município. Com isso, Paludo afirmou que “não há necessidade de manter os dois serviços, já que os serviços que são ofertados na UPA, automaticamente, eliminariam o CEM”.

Os vereadores estarão se deslocando amanhã até Canoas e Novo Hamburgo para pegar as últimas informações antes de retornar até Carazinho. Canoas é considerado uma referência no funcionamento da UPA e por este motivo deverá ser a de maior referência para Carazinho.