Vereadores prestigiam inauguração de Incubadora Tecnológica em Carazinho

Na manhã desta segunda-feira (04) os vereadores Alaor Tomaz e Paulino de Moura estiveram presentes no lançamento da Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico, que ocorreu na Ulbra Carazinho. O evento é uma realização da universidade com o apoio do deputado federal Ronaldo Nogueira.

Na reunião estiveram presentes representantes da Ulbra Carazinho e também de Canoas, além de diversos prefeitos e secretários de municípios da região como Santo Antônio do Planalto, Almirante Tamandaré do Sul, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e também o presidente do Corede Região Alto Jacuí Roberto Luís Visoto.

A primeira a usar a palavra hoii a diretora da Ulbra Carazinho, Mari Taietti que apresentou a universidade em cursos, alunos e também estrutura física. Comentou que desde o ano passado o deputado tem buscado a universidade para a instalação desta incubadora tecnológica para o desenvolvimento dos municípios da região em que Carazinho está localizado. Classificou este primeiro encontro como “encontro de trabalho para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento”. Disse que o projeto será desenvolvido pela ULBRATECH  onde irá “trabalhar  o empreendedorismo inovador, com a capacitação  na área de negócios e tecnologia, qualificação da mão de obra, tanto do funcionário quanto de empreendedores”.

De acordo com o deputado a intenção é estimular o empreendedor local através da cooperação científica e tecnológica entre os participantes da rede, utilizando-se da estrutura compartilhada, tanto de laboratórios quanto de pessoal técnico             e administrativo. Também ressaltou que estará fazendo o seu papel viabilizando recursos para a Ulbra. Destacou ainda a infraestrutura oferecida pela universidade que já está efetivamente montada para receber as diversas empresas da região. Além disso, observou que não basta somente capacitar os empreendedores e sim os secretários dos governos. “Daqui a quatro anos teremos outra realidade na região” ressalvou o deputado.

Comprometeu-se ainda em visitar todos os municípios representados para apresentar a sua ideia e colocou o seu telefone pessoal, do gabinete em Carazinho e também do chefe de gabinete Paulo Arsego à disposição de todos para qualquer dúvida.

Em seguida membros da ULBRATECH de Canoas  apresentaram a intenção do trabalho a ser realizado, destacando a tese da Tríplice Héllice -  Universidade, Empresa e Governo.  Onde a universidade está preparada para executar esse projeto.

Após alguns questionamentos levantados e também sugestões, ficou definido para o mês de agosto, ainda com data a ser definida,  para um novo encontro entre esses municípios.