Vereadores sugerem a realização do Festival do Galeto com Massa‏

Em uma reunião realizada na noite da última quarta-feira (29), os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque estiveram reunidos com algumas entidades que promovem o tradicional Galeto com Massa no município. O encontro ocorreu no Recanto São Vicente de Paulo, onde estiveram representantes do próprio Recanto, das paróquias São José, Glória e Fátima e Patronato Santo Antônio. O assunto tratado foi sobre uma ideia dos vereadores em realizar uma atividade paralela a Expodireto Cotrijal.

Durante o encontro o secretário de desenvolvimento Gian Pedroso também foi convidado para que repasse as informações ao chefe do executivo. Essa é foi a primeira reunião realizada sobre o assunto, onde os vereadores expuseram a ideia de Carazinho realizar em dois dias (terça e quinta da semana da feira) o Festival do Galeto com Massa. Já que hoje a cidade serve apenas como poso de expositores e visitantes, sem ter nenhum festival ou atração.

Por este motivo convocaram as entidades mais tradicionais para conhecer o projeto e, em seguida, começar a trabalhar a ideia. De início a intenção de realizar o festival era do Terminal Iron Albuquerque (Gare), por ser um local central que não atrapalharia o tráfego de veículos, porém, foi descartada, já que para que o prato seja servido é necessária uma cozinha próxima, churrasqueira, o que o local não oferece.

Um segundo lugar que surgiu e com bons olhos de todos foi a sede do Patronato Santo Antônio, já que é tem uma ampla área aberta, com as quadras e também o ginásio. Após essa sugestão diversos questionamentos foram feitos, como por exemplo, o número total de galetos e de massa para uma noite, quanto seria comercializado, de que forma seria divido o lucro, entre outras.

Com isso, o padre Avelino Pinzeta da Paróquia São José levantou para usar a palavra e disse que esta era uma “ideia luminosa! Como que Carazinho, a maior cidade da região não tem promove nenhum tipo de evento?”, questionou o padre, que ainda destacou “não estamos pensando em um evento para amanhã, temos quase um ano, vamos pensar e organizar”.

Durante a reunião esteve presente também um represente de uma empresa de eventos, que organiza a montagem da estrutura para shows para dar algumas sugestões. Ele declarou que quanto a  essa parte, a própria empresa arrecada o valor através da lei de incentivo a cultura e monta a estrutura de acordo com o local escolhido. Ficando de responsabilidade das entidades a aquisição dos ingredientes para servir o prato.

Essa parte foi bastante questionada pelas entidades, de como iriam comprar a massa e o galeto sem saber para quantas pessoas iriam cozinhar, temendo o prejuízo. Assim, o secretário Gian Pedroso usou a palavra e disse que boa parte da alimentação poderia ser adquirida através de patrocínio das empresas locais, já o número de pessoas, “temos que começar com os pés no chão, um evento pequeno para aos poucos crescer e não querer começar grande” destacou.  Também disse que é parceiro na realização do evento.

O representante do Patronato afirmou que a cozinha hoje consegue fazer até 3 mil galetos, já para jantar, comporta cerca 800 pessoas.Nesse ponto, os vereadores disseram que não há com o que se preocupar, já que lá tem ainda a área aberta que poderá ser utilizada.

Após todas as dúvidas levantadas, ficou definida uma próxima reunião com as entidades no dia 28 de maio onde definirão se vão ou não participar. Com essa definição o próximo passo será a definição de uma comissão que ficará responsável pela organização e terá todo o apoio do poder legislativo e executivo.

Os vereadores aproveitaram o momento para ressaltar a importância desse evento. O vereador Orion Albuquerque disse que Carazinho se tornou ”uma cidade de passagem, do que adianta ter o maior entroncamento rodoviário se as pessoas só passam e não conseguimos divulgar o nosso potencial”. Já Eduardo Assis falou que falta acreditar que as coisas dêem certo e para isso, estão dando o pontapé inicial.