"Prefeitura está ludibriando o povo", diz vereador sobre o informativo

O informativo municipal do poder executivo gerou diversos questionamentos por parte dos vereadores durante a sessão segunda-feira (27). Tanto que em diversos momentos da sessão ordinária, utilizaram da tribuna para falar do mesmo. O vereador Eduardo Assis, foi além, após ler o informativo final de semana, ficou surpreso com os dados e resolveu fazer um levantamento das informações apuradas pelo material. Inclusive, comparou a realidade do informativo e a situação atual.

Em primeiro questionou as informações referente a secretaria da saúde, onde consta que em 2014 forma realizadas 21 mil consultas médicas. De acordo com o cálculo do vereador, são 58 consultas por dia, dividindo em 30 dias (um mês, já que o ambulatório funciona de segunda a segunda).No CEM,  foram realizadas 22 mil consultas no ano passado. Um total de 92 por dia. Os ESF’s 43.700 consultas, uma média de 15 atendimentos pelos ESF’s diários. A farmácia, consta que dispensou 500 receitas/dia. Esse dado gerou muita dúvida, já que em 2014 a farmácia funcionou cerca de cinco meses no novo local. Esse número daria 55 mil receitas, “duvido”, disse o vereador.

Ainda na área da saúde, cita a distribuição total de 20 milhões de frascos/unidade, calculando dois anos, dividindo por 20 dias do mês, é um total de 41.666 frascos/unidades por dia. “Pode?” questionou o vereador. Também na área das especialidades médicas, a fisioterapia teria realizado 35 mil atendimentos em dois anos, isso seria 72 por dia. De acordo com Eduardo esses dados são duvidosos sabendo da realidade em que a secretaria atuava.

Sobre o planejamento, está no informativo que foram desentupidos mais de 10 bueiros. “Pergunto, 10 em dois anos? E as ruas asfaltadas, praticamente todas são do PAC e as que não são, foram emendas de deputados, praticamente todas do Ronaldo Nogueira e na gestão passada”, declarou Eduardo.

Quanto a secretaria de obras, fez duras críticas ao que foi publicado. Disse que realmente o maquinário estava em situações precárias, mas que ao contrário do que foi dito, não foi adquirida esse maquinário por que foi colocado “as finanças do município em ordem e assim restabelecer a credibilidade, que não existia antes”. E sim, porque houve um financiamento com o Badesul, que a Câmara aprovou em abril de 2013, já que a gestão passada cumpriu com o pagamento de um financiamento na gestão de 2004/2008. Só assim foi adquirido crédito para a compra das máquinas.

No desenvolvimento diz à prefeitura que está fazendo investimentos nos distritos para atrair novas empresas. “Quais empresas e quais investimentos, se hoje o que encontra lá é mato e um abandono total as que já estão instaladas” declarou o vereador. Nesse mesmo sentido, há no informativo uma das conquistas do município a reversão dos terrenos dos distritos e que novas empresas estão se instalando, “quais?” uma vez que a única empresa instalada foi a Ludovico Tozzo e que não é mencionada.

No departamento de eventos, menciona ainda que auxiliou na instalação das bandeiras na Praça do Bombeador, “piada” afirmou o vereador, “eu e o vereador Orion estivemos lá na semana passada e não tem nenhuma bandeira”.

Contudo, o que mais chocou o vereador foi quanto a foto da “atual situação” do aterro sanitário. Apesar do grande esforço do novo secretário de obras Flávio Maioki em dar providências, o “lixão”, como é chamado, continua da mesma forma, se não pior a de 2013. Tanto que o vereador Eduardo e também o vereador Daniel Weber receberam fotos e filmagens de moradores de como realmente está o local.

Essa realidade foi exposta durante a sessão da última segunda-feira como forma de indignação do vereador, por o poder Executivo estar “vendendo” uma informação falsa aos munícipes. Tanto que mencionou os dizeres da capa do informativo “Ame sua cidade! Faça sua parte”, retrucando, “faça você (executivo) a sua”.