Câmara engajada na prevenção da dengue

A Câmara de Vereadores, preocupada com a circunstância apresentada pela secretaria municipal de saúde na última semana em relação à dengue, lançou nesta segunda-feira (30) uma campanha de prevenção a doença em Carazinho. A situação é considerada de nível médio o que há tempos não se igualava no município. Diante desta realidade o poder legislativo está engajado na prevenção da proliferação do mosquito.

Ainda nesta semana será apresentado o projeto final dos folders que serão distribuídos pelos vereadores através de pedágio no centro na cidade e um mutirão nos bairros junto aos agentes de endemias. Também deverá chegar nesta semana um projeto do executivo para a contratação de 11 novos agentes para atender a demanda e evitar que se torne uma epidemia. Para que isto ocorra, o poder espera ainda pelo decreto do prefeito municipal de alerta epidemiológico, a partir deste, serão adquiridos também mais materiais para auxiliar na orientação da população.

Para o anúncio oficial foi realizada nesta amanhã uma coletiva de imprensa presidida pelo vereador Paulino de Moura, presidente do poder Legislativo,  e que contou coma presença dos vereadores Eduardo Assis, Erlei vieira,  Fernando Sant’’Anna e Orion Albuquerque. Os demais vereadores estiveram representados pelos seus assessores que acompanharam toda a coletiva.

Durante a coletiva Paulino destacou a importância desta conscientização da comunidade na prevenção da doença, cuidando para que não se tenha água parada, lixo dentro do pátio ou até mesmo dentro das residências, que as pessoas recebam os agentes de endemias e deixem que o serviço seja realizado para garantir que não haja uma infestação do mosquito.

O vereador Fernando Sant”Anna lamentou que pelo segundo ano consecutivo o município se preocupe com a situação somente após a constatação de contágio da doença e que esta situação poderia ter sido controlada no início do verão. Ressaltou ainda que esta é uma “situação fácil de resolver é só evitar”. Apelou para que a comunidade coloque areia nos potes de flor, não acumule lixo dentro de casa, coisas simples que podem resolver o problema.

O vereador Orion Albuquerque apresentou algumas fotos que lhe foram enviadas através da rede social onde há pneus no centro da cidade abandonados acumulado água, aumentando o risco de proliferação do mosquito.

Uma reunião com o secretário de desenvolvimento Gian Pedrosos será marcada nesta semana para saber da possibilidade de um pedágio em parceria com o departamento de trânsito. Um parceria com a secretaria de obras também será proposta quanto ao recolhimento de lixo nos bairros.

O trabalho dos agentes de endemias está focados em três bairros específicos que apresentaram foco positivo do mosquito, sendo eles Medianeira, Princesa e Vila Rica. Os EFS’s também estão com orientação para que qualquer sintoma apresentado pela comunidade seja avisada imediatamente a secretaria de saúde, pois há suspeitas de que a doença se manifeste de outras formas, o que pode complicar no tratamento. Atualmente seis pessoas estão com a suspeita de dengue no município. Além destes, dois casos foram confirmados.