Vereador e ONG’s organizam audiência pública em prol dos animais

Confecção de estatuto, criação de ambulatório para atendimento veterinário e uma coordenadoria responsável estarão na pauta

O vereador Gian Pedroso recebeu na Câmara de Vereadores, no final da tarde de quarta-feira (11) membros das ONG’s ACAPA e APASFA para definir  os assuntos que serão tratados durante uma audiência pública no final do mês de abril. O encontro se deve a grande necessidade das entidades protetoras dos animais de acabar com a procriação descontrolada de animais e também o abandono que tem sido freqüente no município.

Para tratar desses assuntos as ONGS’s se e o vereador  se reuniram na Câmara em uma sala anexa a Câmara Cidadã para discutir os assuntos de maior importância a serem tratados nessa audiência. Em diversos momentos, as representantes da ACAPA e APASFA fizeram diversos desabafos, detalhando o seu trabalho diário sem apoio algum de órgãos públicos – em especial a prefeitura municipal.

De acordo com os depoimentos o abandono de animais e os maus tratos têm sido cada vez mais freqüentes, fazendo com que os canis estejam lotados, sem poder, muitas vezes, comportar a necessidade de cada animal.  A deficiência de um médico veterinário e a procriação descontrolada também dificultam o trabalho das voluntárias. Por esse motivo, novamente estão buscando auxílio do poder legislativo para que seja dada um solução imediata para o problema, pois é de responsabilidade do poder executivo fazer o controle de  zoonoses, além de ser um problema de saúde pública.

Se por algum motivo um animal de rua morder alguma pessoa, ele pode transmitir raiva entre outras doenças. Mal cuidados e maltratados disseminam pulgas e sarna. A questão envolve também o departamento do Meio Ambiente o que consequentemente, envolve as prefeituras, os poderes públicos, que se omitem em 99% dos casos de abandono.

Uma solução definitiva para o problema de animais abandonados seria uma política urgente de castração, porque a cada casal de animais gera no mínimo 5 a 12 filhotes a cada 4 meses, o que se torna uma bola de neve incontrolável, muitos destes filhotes jamais encontrarão um lar, se criando nas ruas e procriando cada vez mais.

O poder público tem se omitido e passado o problema para as ONGS e protetores independentes, que geralmente estão endividados em clinicas veterinárias para poderem ajudar os animais, vivem de doações desde ração. E justamente por este motivo que está sendo pensada nessa audiência pública para discutir a solução imediata para os problemas do município. A ACAPA, carrega consigo uma multa superior a R$ 3 mil do CRMV, por não haver um veterinário na entidade. Cabe ressaltar que hoje, todos os animais que chegam na entidade, assim como em todas as outras existentes no município, prestam socorro imediato aos animais e pagam pelo atendimento do veterinário.  Atualmente nenhum veterinário presta um serviço voluntário. O que é concedido nas clínicas são descontos.

Os assuntos definidos para esta audiência pública, ainda com a data a ser definida, são: Criação de um ambulatório de atendimento veterinário, Criação de uma coordenadora responsável pelos animais e a confecção de um Estatuto dos animais para o município. Um novo encontro será realizado  no decorrer da próxima semana para que seja agilizado o dia da audiência e também para que possam ser enviados os convites as autoridades municipais e também estaduais.