Vereadores conseguem cadastro no Siconv para construção do Ginásio

Projeto era o que faltava para a aquisição de recurso federal

Nesse terceiro dia em Brasília os vereadores Alaor Tomaz, Gian Pedroso e Paulino de Moura deram continuidade a busca de emendas parlamentares com os deputados federais do Estado. O primeiro encontro foi com o assessor técnico do deputado federal Pompeo de Mattos, onde sugeriu um novo caminho aos vereadores.

De acordo com o assessor Lucas Mattos hoje o Siconv está aberto para a inscrição de projetos e por isso sugeriu que dois projetos fossem inscritos. O primeiro deles no valor de R$ 5 milhões (o valor total do ginásio) e o segundo de R$ 2,5 milhões (para o início), isso porque daria duas possibilidades para o município de buscar o recurso federal, em caso de ser atendida a primeira opção não haveria a necessidade de emendas parlamentares o que facilitaria o andamento do processo.

Sendo assim os vereadores entraram em contato com o setor de Planejamento da prefeitura e conversaram com a responsável pela inscrição dos projetos e solicitaram que isso fosse realizado até o final da manhã. Isso porque, seguindo a sugestão do assessor, a ideia era de solicitar ao coordenador da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini, que fizesse um ofício assinado por ele como coordenador e após isso os vereadores buscariam todos os demais deputados do RS para que assinassem juntos o documento. Este seria entregue ao Ministério dos Esportes pelos deputados, dando força a solicitação, podendo garantir até o valor total do ginásio.

Com a solicitação feita, os vereadores buscaram o gabinete do deputado federal Giovani Cherini para que o ofício em nome da bancada gaúcha fosse feito para agilizar o trabalho, porém, devido a problemas de falta de pessoal ele se disse parceiro, mas solicitou que fosse buscado um outro gabinete que pudesse elaborar o documento. Sendo assim, o deputado Ronaldo Nogueira colocou a sua equipe a disposição dos vereadores para elaborar o ofício, mas que dependia do número dos dois projetos protocolados. O chefe de gabinete do deputado, Paulo Arsego se dispôs a providenciar a solicitação de Carazinho, onde inclusive conversou com a responsável pelo cadastramento de projetos dando o seu email para que os números chegassem até ele.

Devido a demanda, o número do projeto foi encaminhado ao gabinete próximo às 16h 30 min desta quinta-feira (05). Ochefe de gabinete do deputado afirmou que fará o documento e que entregará aos vereadores em Carazinho para que as assinaturas possam ser recolhidas durante a Expodireto Cotrijal que inicia na segunda-feira.

Ainda, através do gabinete do deputado Pompeo de Mattos a comitiva de Carazinho com a presença dos vereadores, prefeito, secretária de educação, diretora administrativa da saúde e contadora da secretária municipal da saúde tiveram uma boa notícia para a comunidade. Atendendo a uma solicitação da SMEC, o deputado se mostrou muito interessado na construção de uma escola que deverá atender em turno integral no bairro São Pedro.

Outro gabinete visitado nesta quinta foi a do senador Lasier Martins, onde também foi entregue um documento da Câmara de Vereadores colocando a prioridade do município na construção do ginásio poliesportivo. O senador ouviu atentamente os vereadores e confirmou agenda no município no próximo domingo às 18 horas para uma reunião na Associação Comercial e industrial de Carazinho – ACIC.

Com isso, os vereadores retornam a Carazinho com a sensação de dever cumprido, com os projetos cadastrados no Siconv, o apoio dos deputados, comprometimento da Bancada Gaúcha e também a garantia de recurso do Ministério dos Esportes. Ficando no aguardo do ofício de apoio da bancada, que colocará todos os deputados no compromisso de buscar essa reivindicação da comunidade carazinhense.