Deputados se comprometem com vereadores na construção do ginásio

Dando continuidade às visitas nos gabinetes dos deputados federais em Brasília, nesta quarta-feira (04) os vereadores Alaor Tomaz, Gian Pedroso e Paulino de Moura visitaram 12 gabinetes nos períodos da manhã e tarde.

O primeiro deles foi o deputado federal do PDT Giovani Cherini que é também coordenador da bancada gaúcha. Ao chegar no gabinete do deputado, os vereadores ressaltaram da importância desse ginásio hoje para o município, que não possui um local adequado para comportar um grande evento esportivo, ou até mesmo show ou algo do gênero. Colocaram ainda que essa demanda vem da sociedade carazinhense, após uma conferência realizada no mês de setembro do ano passado. Também informaram ao deputado que na terça-feira (04) tiveram uma grata notícia de que o Ministério dos Esportes está disposto a bancar 50% do valor total do ginásio.

A partir dessas colocações, Cherini afirmou que é parceiro do município para que a obra seja concretizada e ainda sugeriu que esse valor total pudesse, ao invés de ser solicitado em gabinetes, poderia sair da própria bancada gaúcha. Garantiu que estará levando o pedido até os demais deputados do Estado e que estará buscando alternativas para que o ginásio se torne uma realidade.

Em seguida foram até o deputado federal  Elvino Bohn Gass (PT) que citou que já está destinando um recurso para o município de Carazinho para o projeto de recuperação de quadras do município e que por este motivo não doaria mais este ano, mas que buscará apoio junto a bancada gaúcha, conforme indicação de Cherini para que ele algo possa ser feito em prol do ginásio.

O outro gabinete foi o do deputado federal Covatti Filho (PP) que não estava presente, porém, seu pai ex-deputado federal Vilson Covatti, os recebeu e ouviu a demanda do município. Afirmou que é algo muito importante para o desenvolvimento de uma cidade e que com certeza, Covatti Filho estará entre os dez deputados federais que fará a destinação deste  emenda no valor de R$ 250 mil. Desejou sorte aos vereadores e colocou o gabinete à disposição para lutar por essa causa.

O deputado do PDT Afonso Motta, afirmou aos vereadores de que não sabia a possibilidade de quanto poderia ser destinado ao município. Afirmou que talvez pudesse desprender de um recurso inferior de até R$ 100 mil para a construção do ginásio, mas que nem por isso deixaria de colaborar. Ressaltou que tem um compromisso com Carazinho, onde afirmou sentir-se como deputado carazinhense e que estará buscando formas para que o ginásio seja construído.

Outro deputado que recebeu os vereadores em seu gabinete foi Danrlei de Deus (PSD), onde foi sincero em afirmar que disponibilizará do recurso assim que a prefeitura fizer as licitações e o dinheiro do Ministério dos Esportes estiver liberado. Confessou não confiar na atual administração, pois perdeu duas emendas paramentares por falta de projeto do município e que por este motivo não acreditava na boa vontade do prefeito. Por outro lado, pediu para que o vereador de ser partido Eduardo Assis, encaminhasse a ele essa solicitação e informou que durante a semana que vem deverá estar passando por Carazinho para uma conversa. Ressaltou o seu compromisso com o esporte e por isso estaria dando mais uma oportunidade a cidade.

Os demais gabinetes visitados dos deputados Nelson Marchezan, Onix Lorenzoni, Dionilso Marcon, Luis Carlos Heinze, Jeronimo Goergen, Pompeo de Mattos não foram localizados, porém , foi entregue aos chefes de gabinetes de cada um deles para que a demanda fosse entregue aos deputados.

Com isso, a comitiva carazinhense está bastante satisfeita com os resultados adquiridos em Brasília, onde o Ministério dos Esportes se comprometeu com metade do valor total do ginásio, cerca de R$ 2,5 milhões. Pedindo apenas uma garantia de 10 deputados  no valor de R$ 250 mil para que a construção seja finalizada.

Sendo assim, caso se confirme o repasse dos deputados federais, a liberação do dinheiro fica apenas dependendo de que a prefeitura faça o cadastro do projeto do ginásio no SINCONV – Portal de Convênios do Governo Federal para que a primeira parte seja liberada e dado início a construção do ginásio.

Entre os deputados que já se comprometeram em auxiliar na construção estão, Afonso Motta (PDT), Covatti Filoh (PP), Giovani Cherini (PDT), João Derly ( PC doB), José Otávio Germano (PP), Danrlei de Deus (PSD) e Ronaldo Nogueira (PTB). Faltando ainda a definição de alguns deputados que não receberam os vereadores, mas que tem representatividade muito forte no município através de lideranças locais. Resta também a visita aos senadores para que essa obra seja, enfim, concretizada.