Pedido de informação de vereador revela que 520 pessoas estão na espera por Neurologista

O vereador Erlei Vieira recebeu a resposta de um dos seus pedidos de informação referente a situação da secretaria de saúde de Carazinho.  O projeto protocolado do dia 09 de fevereiro fazia questionamentos quanto a lista de espera para consultas especializadas no município, quais as especialidades ofertadas, o tempo médio de espera do usuário, entre outros questionamentos.  As respostas foram encaminhadas a Câmara de Vereadores no dia 25 de fevereiro  e com respostas incompletas ao que foi solicitado.

A primeira pergunta do pedido de informação trata-se de “quais especialidades estão descobertas por profissionais médicos, no âmbito municipal?”. A resposta não informa exatamente quantos são, mas relata a forma de atendimento, onde o paciente chega até o ESF e é atendido pela recepcionista. Na resposta consta também que há diferença no atendimento, pois, alguns atendem por ficha, outros por agendamento.  Também informa que “como possuímos profissionais diferentes, com formações diferentes e experiências diferentes, além de comunidades com anseios e necessidade distintas, não temos como padronizar o atendimento dos ESFs”, ou seja, em momento algum, citou quantos são estas “diferentes especialidades”.

O segundo questionamento é quanto a fila de espera “Quantos pacientes estão atualmente na fila de espera? Discriminar por especialidade”. Nesta o número de pessoas que aguardam por um atendimento especializado nos postos de saúde preocupou o vereador.

Conforme o documento, são atendidos em torno de 15 a 20 pessoas diariamente pelos médicos contando com os casos de urgências médicas. Porém, o que mais causou frustração do vereador foi a grade de espera para as consultas especializadas. Das 14 especialidades médicas, apenas três delas baixam de 100 pessoas, sendo elas Cirurgião Geral com 09 na lista de espera, Proctologista com 15 e Vascular com 80, as demais chegam a números absurdos como a da Neurologia que tem na tabela de fevereiro 520 pessoas, distribuídos em 12 ESFs.

De acordo com o vereador, as pessoas ficam meses na fila esperando pelo atendimento de uma algumas especialidades. "É pouca consulta só 20 pacientes por semana para neurologia, quero saber quantos são atendidos por posto de saúde de fato", disse.

Conforme a tabela SMS, o ESF do bairro Vila Rica tem 171 pessoas aguardando por atendimento especializado de um neurologista. Com relação a isso, o vereador disse ser “desumano fazer com que essas pessoas esperem por tanto tempo na fila". Além disso, o vereador ressaltou que a secretaria não vem respondendo corretamente os pedidos de informações.

Ainda de acordo com a grade disponibilizada, o município hoje conta com 292 pessoas na fila para atendimento de oftalmologista, 218 para cardiologista, 09 para cirurgião geral, 390 para dermatologista, 298 para ginecologista, 109 para Neurologista, 109 para nefrologista, 15 para proctologista, 345 para urologista, 106 para gastrologista, 114 para otorrino e 80 para vascular. Lembrando que esse número  refere-se aos 12 postos, tendo, na maioria das especialidades, 20 consulta semanais. A dúvida do vereador é quantas pessoas por postos são atendidas por estes profissionais.

A terceira informação solicitada pelo vereador refere-se a grade de profissionais médicos que são atuantes no centro de especialidades médicas e qual a quantidade de atendimentos por horário. Esta, como já mencionada anteriormente, não foi respondida por completo e por este motivo mais um pedido de informação será encaminhado ao setor competente para que seja complementada.

Já o último questionamento trata-se de qual o tempo médio de espera para o acesso do usuário a consulta de especialidades. Nesta, a resposta dada é de que a “Secretaria de Saúde disponibiliza a seus usuários as mais diversas modalidades de exames laboratoriais através do laboratório municipal de quatro laboratórios terceirizados, além de exames de imagem e de raio X. Existe o valor total dos contratos que são divididos e disponibilizados para a sala de autorização de exames da secretaria e para os ESFs um valor mensal, e deste teto vão sendo autorizadas e descontados os valores, uma vez que cada exame possui um custo individual e valores distintos. Não temos como prever qual a quantidade que deve ser ofertada mensalmente de cada exame, uma vez que são centenas de especialidades”, resumindo, não foram capaz de responder o número de pessoas.

Por fim, o questionamento interrogou também quanto a falta de médicos no município. Foi questionado a Secretária da Saúde como estava sendo feito as tratativas para contratar profissionais para as especialidades faltantes. A pasta informou que não possui nenhuma documentação.