Vereadores prestam apoio à mobilização na BR 285

Na tarde desta quinta-feira (26) os vereadores Alaor Tomaz, Daniel Weber, Erlei Vieira, Eduardo Assis, Estevão De Loreno, Gian Pedroso e Orion Albuquerque estiveram as margens da BR 285 em solidariedade com os motoristas que estão fazendo manifestação na estrada pedindo valorização profissional e diminuição no valor do Diesel.

Em conversa com os manifestantes foi solicitado aos vereadores que buscassem uma forma de derrubar a liminar emitida hoje em Carazinho que prevê a multa de R$ 5 mil por veículo parado na pista. Sendo assim foi entrado em contato com os dois assessores jurídicos da Câmara Norton Lorenzi e Valentina Tombini para saber de trâmites legais para que a fosse dado continuação a paralisação de veículos.

Após contato telefônico os vereadores se dirigiram até o escritório do advogado Norton Lorenzi para saber quais as medidas cabíveis para garantir que os manifestantes pudessem continuar com o ato. Depois da análise feita, Lorenzi acompanhou os vereadores até a BR 285 para informar que a única forma de buscar a derrubada da liminar seria necessário que um pessoa desse o nome e CPF para abrir um processo jurídico. Contudo, nenhum dos manifestantes tem condição de expor e por esse motivo a única sugestão dada pelo advogado é de que seja dado continuidade a abordagem como está sendo feita atualmente pelos motoristas. De acordo com Norton nenhum dos manifestantes pode ser autuado por estar parado no posto de combustível, nem de conversar com outros motoristas que estão na estrada. A única coisa que não pode ser realizada é intervir o direito do outro de passar, não caracterizando assim um crime. Depois da conversa, os vereadores se puseram á disposição para qualquer informação e auxílio aos manifestantes.

A mobilização deve continuar, porém, as estradas gaúchas estão liberadas para o tráfegos dos veículos.