Câmara se posiciona quanto a criação de cargos

Em meio a questionamentos quanto a criação de dois novos cargos para a Câmara de Vereadores, a Mesa Diretora concordou com o pedido de vistas na sessão do dia 13 de fevereiro do vereador Fernando Sant’Anna. Isso para que todos possam avaliar melhor o projeto que visa a criação de cargos comissionados para o poder legislativo. Estes cargos, vem para agilizar o trabalho na Câmara, além de cria um novo ambiente para conhecimentos gerais também da população.

A não votação dos projetos servirá também para que dúvidas sejam sanadas tanto da comunidade, como também dos vereadores durante esta semana. Sabe-se que a criação de cargos é motivo de indagações e por isso, a Mesa Diretora, como autora do projeto, se coloca a disposição de todos para explicar a necessidade destes dois novos cargos.

Em primeiro deles é importante ressaltar a todos que houve neste ano a extinção de dois cargos no poder legislativo. Também nesse ano ocorreu o vencimento do contrato do CIEE que atuava na Câmara Cidadã. Com isso, abre-se uma vaga para que a Câmara Cidadã continue em funcionamento. Assim, além de manter esse serviço gratuito para a comunidade e ideia é de ampliar o atendimento e oferecer também livros para acesso local que conte sobre a política carazinhense. Uma espécie de acervo para que pessoas da comunidade busquem o conhecimento dentro da Câmara de Vereadores. A intenção do grupo dos oito -  que compõe a Mesa Diretora – é ampliar o acesso ao conhecimento, inclusive quanto ao regimento interno da casa para evitar que fortes críticas sejam feitas por pessoas leigas no assunto no que se diz respeito a tramitação de um projeto dentro da Casa, por exemplo. A importância das comissões e, claro, o funcionamento do poder legislativo também são o foco desse novo projeto. Essa preocupação se deve também a baixa procura da comunidade sobre o andamento do legislativo e participação em sessões.

O pouco conhecimento sobre a Câmara de Vereadores é evidente na comunidade, principalmente ao que compete ou não a um legislador. Fortes críticas sem embasamentos são feitas diariamente aos vereadores em redes sociais, onde na maioria lê-se que “os vereadores não fazem nada”. Isso não é verdade, tanto, que graças a estes vereadores hoje Carazinho tem contrato com a urgência e emergência com o HCC. Garantindo assim, um atendimento médico a população, quando tudo se encaminhava para um colapso na saúde. Também com esse poder, hoje os servidores públicos tiveram o aumento prometido de 3% acima da inflação. Por influência da Câmara o CMTG conseguirá realizar a cavalgada de São Pedro na semana da Paz. Por ação de vereadores hoje a área de concessão da ALL  - via férrea está limpa, a estrada de acesso ao interior de Xadrez recebeu atenção da secretaria de agricultura, houve garantia de melhoria na ERS 142, além da continuidade do projeto de municipalização da área de 6Km entre o trevo de acesso onde hoje está Supermercado Hiper Boa Vista até o bairro São Sebastião. Nesse mês, duas comissões foram formadas para garantir recursos federais para o município, além de buscar auxílio das entidades de classe para a união dos poderes, garantindo assim um Carazinho melhor.

A realidade é que a Mesa Diretora vem buscando uma Câmara melhor para Carazinho, trabalhando junto, atuando em todos os momentos. Buscando soluções que chegam até a Casa todos os dias, trabalhando para que todos sejam atendidos. Porém, desde a semana passada o Câmara Cidadã não está funcionando. Uma exceção foi aberta ao Yacamim, pois os seus equipamentos não estavam funcionando. Nos demais dias a sala permaneceu fechada. Para os que não conhecem a disponibilidade da sala, qualquer pessoa da comunidade pode utilizar dos computadores disponíveis na sala para pesquisa e, como foi o caso de um carazinhense, Igor Fernandes, imprimir currículos. Esta foi a primeira vez que Igor buscou a sala pois necessitava de imprimir um currículo, contudo, quando soube que o local estava fechado, se revoltou e foi embora. Ele não foi o primeiro, mas antes dele, outras 6 pessoas já haviam buscado o serviço. Alguns serviços os servidores da Câmara estão disponibilizando através de assessores, porém, nem todos aguardam por este momento. O presidente da Câmara, vereador Paulino de Moura assegurou que não pode retirar um funcionário de suas atribuições para ficar no Câmara Cidadã “ a gente veste um santo e despe outro”, afirmou. A sala também receberá outro nome, em acordo com a mesa diretora, será feita uma homenagem a Romeu Barleze, por sua influência no município e também como forma de reconhecimento aos serviços prestados para Carazinho.

O segundo cargo é de assistente do diretor de expediente que tem como atribuição comparecer as reuniões, assessorar no arquivamento de documentos diversos,  a utilização e controle de máquinas fotocopiadora e da picotadora de papel, no atendimento do público em geral, no câmara.com quanto necessário, executar tarefas determinadas pela Mesa Diretora e pelo diretor de Expediente.

A partir deste esclarecimento, a Câmara de Vereadores se coloca à disposição da comunidade, inclusive da imprensa, para sanar qualquer dúvida sobre estes novos cargos e até mesmo sobre o funcionamento da casa. A Câmara neste mês de fevereiro trabalha das 07 horas da manhã até às 13 horas da tarde. Não é necessário marcar horário. Em caso de dúvidas, procure o seu vereador.