Diária Zero tramita na Câmara de Vereadores

Na primeira sessão deste mês de fevereiro, foi dada a entrada na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei de autoria do vereador Márcio Hoppen que institui o “Diária Zero”.  O projeto passará ainda pelas comissões do Legislativo para avaliar a viabilidade do projeto, tendo um prazo de até 45 dias para ir a votação.

Durante a sessão, o vereador autor do projeto solicitou “apoio dos colegas” para que ele vá a votação na tribuna. Esta é uma das principais promessas de campanha de Guarapa e que após dois anos conseguiu encaminhar o projeto para a casa. De acordo com o que prevê o “Diária Zero”, o programa visa reduzir gastos com as diárias na Câmara de Vereadores. Esta prevista também “em casos de extrema necessidade de representatividade deverá ser apresentada proposição que regulamente a forma de custeio das despesas decorrentes dos afastamentos para representação da câmara municipal”.

Consta nas considerações do projeto que o município prevê de muitas áreas deficitárias  de serviços básicos, como na área da saúde. Para o vereador esse dinheiro que seria “economizado” poderia auxiliar o executivo municipal, beneficiando assim a comunidade carazinhense. Ou ainda na infraestrutura de creches ou até mesmo ampliando salas para acabar com a falta de vagas hoje no município.

O vereador aguarda agora a posição das comissões para que o projeto seja votado.  Já declarou que mesmo que ele tenha parecer inviável, pedirá aos colegas que seja colocado a votação, como uma oportunidade de apresentar o projeto a comunidade.