Após reivindicação do Legislativo, cemitério recebe limpeza

Os vereadores Alaor Tomaz, Gian Pedroso, Paulino de Moura e Rudi Brombilla estiveram na tarde de ontem (28) no cemitério municipal para avaliar se foram realizadas as melhorias reivindicadas pelo vereador Erlei Vieira no dia 12 deste mês.

Na época a limpeza estava iniciando, onde Erlei foi informado por funcionários de uma empresa que foi deslocada até lá pela prefeitura – a mesma que mantém a limpeza dos canteiros centrais - de que o local seria limpo em um período de 15 dias devido a quantidade de sujeira.

Nesta quarta-feira (28) a secretaria de obras do município estava no cemitério fazendo a limpeza do local que ainda não havia sido finalizada. A sugestão dada ao secretário de obras pelo presidente do legislativo Paulino de Moura é de que sejam realizados contratos emergenciais com sacolão através da promotoria pública. A ideia visa auxiliar também as famílias carentes do município. Outra sugestão dada pelo presidente é de que apenados do presídio sejam direcionados para lá e façam a limpeza na condição de redução da pena por serviço voluntário.

Os vereadores Alaor, Gian e Rudi sugeriram que seja feita novamente a licitação para que uma empresa fique responsável pela manutenção do cemitério como era feito anteriormente. Em contato com a empresa Macau – que fazia a limpeza até o ano passado – foram informados que o seu contrato havia sido encerrado no final de setembro de 2014 e que desde então não o local não havia sido limpo.

Ainda conforme o responsável pela antiga empresa que mantinha a limpeza é necessário que seja feito um contrato maior, pois a licitação prevê que a empresa fique um ano e após esse período o cemitério acaba sendo responsabilidade das obras e fica da forma em que ficou.   Em contato com o setor de licitações da prefeitura os vereadores foram informados de que foi feito o pedido de licitação pelo secretário de obras, porém nada foi aberto ainda.

Na manhã desta quinta-feira (29) o prefeito Renato Süss se propôs a receber a mesa diretora da Câmara de Vereadores para uma conversa. Na ocasião será entregue um dossiê de todas as ruas visitas pelo legislativo neste mês que servirão de sugestão de melhorias ao órgão competente.