Sem acerto com HCC, preocupa o Legislativo de Carazinho

Hospital aguara proposta até quarta-feira, caos contrário sobreaviso deverá paralisar o serviço

Uma nova reunião foi realizada nesta segunda-feira (20) entre HCC, câmara de vereadores e prefeitura municipal para apresentar a proposta aos médicos. A negociação ocorre desde o final de dezembro do ano passado onde o executivo não tem conseguido acertar o contrato com o hospital. As negociações tratam sobre na renovação do contrato do atendimento de emergência e urgência do HCC.

O legislativo esteve em todas as reuniões para auxiliar na renovação do contrato, disponibilizando de recursos da Câmara para agilizar a negociação.  Na tarde de ontem não foi diferente, Paulino de Moura esteve no HCC para auxiliar em definição imediata quanto à emergência.  Em conversa com a atual diretora Moura questionou porque não havia uma contrapartida do próprio hospital para facilitar na negociação. A resposta é de que em gestões anteriores a administração teve problemas quanto a valores gerando um déficit de aproximadamente R$ 1 milhão. Por esse motivo, neste ano, para “repor” esse valor não foi dada nenhuma contrapartida.

Em conversa ontem, a diretoria do HCC ressaltou que trabalhará ao lado dos médicos e somente definirá o contrato se for do agrado a toda a equipe médica. No final da tarde, porém, a proposta encaminhada para o hospital foi rejeitada pelos médicos novamente.

A informação repassada ao legislativo é de que uma nova proposta deverá ser encaminhada até quarta-feira. Caso não chegue a uma conclusão o sobreaviso deverá parar e o hospital manterá apenas um médico na emergência em função do portas abertas.

Entenda o caso:

Em dezembro de 2014 o HCC encaminhou a prefeitura municipal uma proposta para a renovação dos serviços de urgência e emergência. A partir desse documento a s prefeitura, em conjunto com a secretaria da saúde, encaminharam uma contraproposta ao hospital no último dia útil de dezembro. Esta não foi aceita pelos médicos o que vem preocupando o poder legislativo.

A primeira proposta tinha dois médicos de plantão, porém não contemplava o sobreaviso. Este gerou revolta dos médicos e, após muita conversa, foi explicada a importância destes profissionais e a necessidade deles ao prefeito.

Após isso, um novo contrato foi encaminhado ao HCC, que também não foi aceito por estar muito abaixo do que foi pedido pelos médicos do sobreaviso. Outra reunião com a presença do legislativo foi realizada para buscar uma solução imediata.

Nesta o presidente do legislativo, Paulino de Moura, orientou que a prefeitura fizesse algumas mudanças no orçamento para que a secretaria da saúde tivesse condições de pagar os dois médicos, contemplando também o sobreaviso. Para falar sobre o mesmo assunto, uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito com a presença do promotor Juliano Griza, vice prefeito, setor de contabilidade e ACIC.

Após muita conversa um novo contrato foi enviado ao HCC e, mais uma vez, recusado. Diante disso legislativo e executivo estiveram em uma reunião dentro do Hospital com todos os representantes de cada área do sobreaviso para negociação. Lá os médicos abriram mão do valor proposto no final do ano passado, solicitando um valor acima da inflação. Até então, a resposta é de que não há contrato fechado e de que os médicos trabalharão até o dia 31 de janeiro.

A preocupação de agilizar essa contratação é que, além da comunidade sair prejudicado no atendimento, o trabalho dos médicos não é retroativo, ou seja, não serão remunerados por esses dias trabalhados em caso de uma negociação em fevereiro.

A Câmara teria oferecido até meio milhão para a prefeitura, para ser acrescentado no repasse ao HCC, mas ao que tudo indica, uma nova proposta deverá ser feita. Desta vez não deverá haver a exigência dos dois médicos plantonista e somente um, contemplando o sobreaviso.