Vereadores apresentam projeto “Creche 12 Meses”

Projeto foi apresentado a secretária de educação do município

Nesta segunda-feira (19) os vereadores Rudi Brombilla e Erlei Vieira estiveram reunidos com a secretária municipal de educação Eloísa Dreyer para apresentar um projeto de lei para a educação infantil. O projeto foi apresentado por Rudi que esteve no município de Sarandi e conheceu o “Creche 12 Meses”.

O projeto torna obrigatório o funcionamento das creches municipais existentes durante os doze meses do ano. A intenção é de auxiliar aos pais que estão trabalhando durante o período considerado de recesso escolar e não te com quem deixar os filhos. Conforme o projeto apresentado o único período de fechamento das creches seria dos dias 21 de dezembro a 02 de janeiro para dedetização e desratização - norma da vigilância sanitária – e que não podem ser realizados com a presença das crianças nas escolas.

Em defesa do projeto, Rudi Brombilla justificou que Carazinho tem 14 creches e que se fosse necessário dar início em somente metade delas para averiguar a aceitação da comunidade quanto a esta iniciativa. Para Rudi este trabalho vem a acrescentar no  trabalho que a secretaria já vem prestando sem tirar a criança da sua escola de origem.

Após os vereadores apresentarem a proposta à secretária Eloísa Dreyer se mostrou bastante interessada quanto à implantação do projeto e destacou que o município trabalha com três escolas em forma de plantão. Esse funcionamento existe justamente para fazer com que os pais que não tem com quem deixar os filhos possam ficar tranquilos em uma das EMEI’s que estão trabalhando neste período de janeiro e fevereiro. De acordo com a secretária as creches que estão com as portas abertas são a Kênia Setti, Leonel de Moura Brizola e Loreno Graeff e todas as crianças que estão inscritas no plantão tem o deslocamento disponibilizado via secretaria. Contudo, não descartou a possibilidade de implantar o projeto no município em 2016, pois, segundo Dreyer, isso “vem enriquecer o trabalho e  precisamos amadurecer a ideia”.

O vereador Rudi Brombilla apresentou fotos adquiridas junto a secretaria de educação de Sarandi quanto ao funcionamento das creches que trabalham em parceria do CIEE o que facilita nas férias dos professores. Além disso, Brombilla levantou a questão de uniformes escolares para a rede municipal e mencionou que em Sarandi, neste ano, serão dados pares de calçados para os alunos.

A secretária ressaltou que foi posto em seu planejamento a implantação do uniforme escolar, mas que este deve ser adquirido com verba específica, mas que não está descartada esta novidade para as escolas no próximo ano.

Por fim, ficou acertado de que será realizado um encontro com os diretores das EMEI’s para que eles analisem a proposta e também avaliem a possibilidade deste trabalho em Carazinho. Os vereadores se puseram à disposição para conversar com os diretores e explicarem a importância de manter as crianças dentro da escola, dando maior tranquilidade também para os pais.