Audiência pública anti-fumo aconteceu nesta terça-feira

Aconteceu nesta terça-feira (22) audiência pública promovida pelo Vereador Paulino de Moura (PTB), autor do Projeto de Lei anti-fumo, a qual “proíbe o consumo de cigarros, charutos, cachimbos em ambientes de uso coletivo, no município de Carazinho”.

Durante o encontro, a pneumologista Dra Silvia Senger, parabenizou o vereador pela iniciativa e colocou que “a população deve se conscientizar que o cigarro também é uma droga”.

As empresas de bares, restaurantes e casas noturnas foram convidadas a participar do encontro e colocaram-se preocupadas com o assunto, pois como na colocação de um proprietário de casa noturna, salientou que o “projeto é inconstitucional, mas a preocupação quanto ao projeto de lei é que a adequação do projeto no papel é uma e na prática é outra totalmente diferente”.

O vereador, autor do projeto, salientou que a justificativa do projeto visa resguardar a saúde das pessoas não fumantes que obrigam-se a ocupar o mesmo ambiente dos usuários de cigarros e seus assemelhados. A idéia é que, se preserve o direito do não fumante que torna-se fumante passivo ao estar em ambiente com pessoas fumando. É público e notório os malefícios que trazem a saúde o uso do tabaco, querendo então que os não fumantes possam ter ambiente livre de poluição, sem o desconforto do cheiro e da fumaça que o cigarro traz aos não usuários deste vício.

Na opinião do vereador, o encontro foi de suma importância, pois foram novas idéias e opiniões a cerca do assunto. E que, com certeza todas estas colocações serão levadas em consideração para a conclusão do referido projeto.