PREFEITO RENATO SUSS PARTICIPA DA SESSÃO

Em sessão plenária realizada ontem (14/04) na Câmara de Carazinho, dois assuntos pautaram os pronunciamentos. A união de esforços pela não construção do presídio estadual de Passo Fundo próximo de Carazinho e o  apoio para que o município consiga reverter a decisão judicial que interrompeu as obras de construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no município, que já havia iniciado ao lado da Acapesu. A justiça impede que a continuidade do projeto ocorra devido a uma ação judicial por parte de uma servidora pública concursada que mora na Acapesu. A preocupação de administração municipal e vereadores é que se a autorização para o projeto não ocorrer em breve os cofres públicos perdem o recurso de R$ 1 milhão e 400 mil reais, e as vagas para 240 crianças que seriam remanejadas da Escola Padre Gildo, da Oriental, e cujo prédio é locado foi exigido de volta pelos proprietários.

Ficou decidido que os vereadores vão agendar uma audiência com a juíza responsável pelo caso em Carazinho e mostrar a importância da continuidade da obra da escola diante da crescente falta de vagas na educação infantil no município, cobrada pelo próprio Poder Judiciário.

O prefeito Renato Suss participou da sessão ordinária a convite dos vereadores Eduardo Assis (PSD) e Daniel Weber (PP) inicialmente para falar sobre a posição do município frente à mobilização contra a obra do presídio, e quanto a isso informou que está decretando a formação de uma comissão para tratar da questão representada por pessoas já envolvidas na causa. Todos os secretários participaram da sessão acompanhando o prefeito Renato com exceção de Vilson Paese devido a um tratamento de saúde: Cecilia Bertoldi (Administração), João Pedroso (Fazenda), Paulo Barboza (Obras), Thaise Albuquerque (Assistência Social), Roberto Klein (Planejamento), Leandro Walber (Desenvolvimento), Eloisa Dreyer (Educação) e Anderson Kurtz (Saúde), além dos Diretores Vitor Xavier (Trânsito) e Sergio Lauxen (Fundetec), e diretores da Eletrocar Roberto Linke e Joelson Brighenti, e o consultor jurídico Leonardo Vedana. O ex-presidente do PDT Felipe Sálvia também compareceu.

Apesar da discussão em plenário sobre o Projeto de Lei 031/14 de autoria do Executivo Municipal que autoriza a contratação emergencial de 16 (dezesseis) Agentes de Combate às Endemias, ele foi aprovado com 7 votos favoráveis e cinco contrários de Eduardo Assis (PSD), do peemedebista Márcio Hoppen (Guarapa) e a bancada do PP (Fernando Sant´Anna, Daniel Weber e Estevão De Loreno) .

Os demais projetos também foram aprovados:

1. Projeto de Lei 033/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2014. (reforço de dotações da secretaria municipal de Assistência e Promoção Social, para a manutenção do CRAS, CREAS, Casa de Acolhimento Professora Odila e demais programas desenvolvidos pela referida secretaria).

2. Projeto de Lei 034/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2014. (em função da necessidade de reforço de dotações da secretaria municipal de Saúde para a manutenção das atividades do Pacs, do ESF, vigilância Epidemiológica e Ambiental, Farmácia Básica, Salvar/SAMU e demais setores e programas desenvolvidos pela referida secretaria).

3. Projeto de Lei 036/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Inclui no Calendário Oficial do Município de Carazinho as comemorações alusivas a Semana da Paz.

4. Projeto de Lei 040/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá denominação as ruas do Loteamento Tombini, no Bairro Oriental: Nomes: Albino Citron, Deonida Subtil, Ilmo Daniel e Valdemar Hortêncio.

5. Projeto de Lei 041/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Especial no Orçamento de 2014. (Em virtude da necessidade de criação de dotação específica para empenhar as despesas com o Contrato de Rateio nº 39/2014 que o Município firmou com o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacui - Comaja, referente a prestação de serviços na área de Assessoria Tributária, em consonância com o definido no Processo Licitatório nº 06/2013).

6. Projeto de Lei 042/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2014.  (Em virtude da solicitação do Corpo de Bombeiros de Carazinho para aquisição de um veiculo apropriado para atividades inerentes aos serviços de bombeiro, como resgate e salvamento, defesa civil e combate, que será custeado com recursos do Fundo de Reequipamentos do Corpo de Bombeiros - FUNREBOM. A solicitação sob regime de urgência deve-se ao fato de que o processo licitatório para aquisição do veículo já está em andamento).

7. Projeto de Lei 045/14 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2014 e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo. (Fica o Poder Executivo autorizado a abrir um Crédito Suplementar no orçamento da Fundescar do corrente exercício, no valor de R$ 20 mil).

8. Relatório de execução orçamentária relativo ao mês de Janeiro de 2014.

9. Relatório de execução orçamentária relativo ao mês de Fevereiro de 2014.