VEREADORES FALAM DA EXPERIÊNCIA MINEIRA NO SETOR ELÉTRICO

Os pedetistas Anselmo Britzke (Gauchinho) e Alaor Tomaz, e Paulino de Moura, do Solidariedade, passaram cerca de quatro dias desta semana viajando para conhecer em Minas Gerais, precisamente em Poços de Caldas, a DME, concessionária que gera e distribui energia elétrica.

O objetivo foi trazer ao município de Carazinho a experiência bem sucedida da DME, cujo formato societário e administrativo, com milhões em caixa, pode ser útil à Eletrocar diante da sua situação financeira atual.

Durante a viagem os carazinhenses estiveram reunidos com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e o presidente do DME Distribuição, João Deom Pereira. Na ocasião, obtiveram informações sobre o departamento, que é considerado modelo de empresa pública do setor elétrico.

Depois de conversar com o chefe do Executivo e os responsáveis pelo DMED, os legisladores assistiram a uma apresentação técnica e institucional, e foram conhecer a estrutura do departamento.

O objetivo da visita foi obter informações para aplicá-las na empresa de energia elétrica de Carazinho, que hoje faz a distribuição para outros seis municípios gaúchos. Paulino explicou que estavam buscando subsídios para que a empresa de energia de Carazinho, a Eletrocar, que hoje é deficitária financeiramente, tenha algo parecido com o DMED. “Uma empresa bem administrada, sanada, que dá respiração financeira e política à sociedade, é de muita importância para a cidade”, completou Paulino.

Conforme os vereadores a viagem estava programada desde dezembro, e que uma representação da DME virá a Carazinho em março para conversar pessoalmente com a administração municipal e da Eletrocar, como forma de contribuir com informações que possam ser úteis para a Centrais Elétricas de Carazinho.

Matéria publicada pela Jornalista Ana Maria Leal.