APROVADO PROJETO DO VEREADOR DE LORENO (PP) QUE INCLUI NO CALENDÁRIO DO MUNICÍPIO O NOVEMBRO AZUL

Na noite desta segunda-feira (04), foi aprovado por unanimidade o Projeto Legislativo de Autoria do Vereador Estevão De Loreno (PP), que inclui no Calendário Oficial do Município o “Novembro Azul”.

Conforme o projeto fica estabelecido o mês de Novembro de cada ano para realização das festividades bem como as campanhas institucionais de prevenção ao câncer de próstata. As comemorações serão coordenadas, preferencialmente pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho, podendo outras entidades se engajar aos eventos que serão promovidos.

Segundo De Loreno, o câncer de próstata é um grande vilão da saúde masculina, e que se diagnosticado em seu início existe grande chances de cura. Tendo este mês inteiro como campanha de prevenção podemos alertar a população de seus riscos e importância de se fazer exames periódicos, principalmente a partir dos 40 anos.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos países no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.