PROJETO INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DA SAÚDE DO HOMEM

O Vereador Fernando Sant”Anna de Moraes (PP) protocolou uma Indicação de Projeto de Lei ao Executivo Municipal, aprovada na sessão da última segunda-feira (01).

O Projeto de Lei consiste na instituição da Semana Municipal da Saúde do Homem e dá outras providências.

A Lei, que institui e regulamenta a Lei Estadual 14.044, visa prestar ao homem carazinhense uma rede de atenção voltada a sua saúde.

Implementada para ser realizada concomitantemente com a Semana Estadual da Saúde do Homem em data escolhida próximo ao dia dos pais, no mês de Agosto, momento em que há a generalização de atenções voltadas a este público.

É sabido que várias são as condições da situação que retrata a problemática da saúde do homem na atualidade, inclusive justificando a alta taxa de mortalidade. O medo da descoberta de uma doença grave e até mesmo o constrangimento que se sentem expostos, principalmente em exames de prevenção ao câncer de próstata, fazem com que uma grande porcentagem deste público não busque atendimento médico, mesmo diante da apresentação de sintomas.

Instituindo a Semana Municipal da Saúde do Homem, Carazinho avançará para que a educação do homem neste sentido comece desde cedo e ele dê a merecida atenção a sua saúde. Os benefícios deste trabalho preventivo e de apoio serão incontáveis, uma vez que a quebra do preconceito em torno do tema poderá beneficiá-los de várias formas, como em caso de doenças, o homem poderá começar a tratar desde cedo, o que motivou o Vereador Fernando nesta iniciativa.

O projeto, devidamente encaminhado ao Executivo Municipal, aguarda retorno do Senhor Prefeito, para que seja dirigido para apreciação do Poder Legislativo e implantado com a maior brevidade possível, dado a relevância do tema.