Notícias

Estacionamento Rotativo

1 min atrás

 

O Presidente do Poder Legislativo Municipal, Vereador Erlei Vieira, vem após várias solicitações da comunidade, pleiteando o retorno do estacionamento rotativo nas principais vias de circulação do município.

 

O estacionamento rotativo é uma forma de aumentar o fluxo de vagas, favorecer as atividades do comércio, facilitar o acesso a serviços públicos ou privados, significa a democratização das vagas públicas disponíveis para estacionamento. Sabe-se, que por muitas vezes, o espaço público é utilizado exclusivamente por apenas uma pessoa, gratuitamente, por muitas horas, em detrimento de inúmeras outras, que incorrem em gastos, além da perda de tempo na procura de vagas.

 

Com isto percebe-se que a implantação do Rotativo torna-se necessária na medida em que os condutores usuários das vias são afetados diretamente em seu cotidiano, tendo dificuldade para estacionar seu veículo.

 

Conforme o Presidente Erlei Vieira: “Pensando nos transtornos que já vivenciamos, o Rotativo, que aumentará a oferta de vagas, oferecerá aos condutores a oportunidade de encontrar local para estacionar de forma mais rápida, o que muito mais do que contribuir com a fluidez do trânsito melhorará a qualidade de vida dos usuários.”

 

No entanto, conforme Erlei, o estacionamento rotativo não pode ocorrer de forma aleatória, mas deve ser apontada por estudos, que definam as políticas de estacionamento. Para isso será importante calcular e analisar a capacidade e utilização das vagas, incluindo o tempo médio de permanência, que servirá de embasamento para definição por implantar em uma rua ou outra, justificando ainda o tempo máximo de estacionamento estabelecido.

 

Erlei ainda salientou que o objetivo principal do estacionamento rotativo não é visar lucro com a cobrança do local, mas sim determinar o tempo máximo de permanência de um mesmo veículo em uma determinada vaga. O vereador ainda defendeu que existam tarifas com valores diferenciados, de acordo com o tempo de permanência da pessoa no local. Outra solução apontada é o uso de parquímetros, a fim de agilizar a busca dos usuários pelos bilhetes de estacionamento.

 

Conforme o Presidente Erlei Vieira: “Pensando um pouco mais à frente, quando iniciar o funcionamento, espera-se melhorias no trânsito da área central de nossa cidade, sendo que para isso será imprescindível uma fiscalização eficiente, que assegure o respeito do usuário ao modelo proposto, mas antes terá que se estruturar a sinalização, além da realização de uma campanha de educação para esclarecer e conscientizar os condutores.”.



Patrick René

Assessor de Comunicação

FOTOS

FOTO: PATRICK RENÉ - ASCOM
O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×