Vereador Rudi desenvolve Projeto de Equoterapia que poderá ser implantado em Carazinho

Na última quinta-feira (21), o vereador e líder do governo Rudi Brombilla (PP) esteve nos municípios de Erechim e Passo Fundo buscando maiores informações a respeito de Projeto que espera implantar em nosso município no que se refere a Tratamento Equoterapico.

As visitas tiveram como objetivo principal, além da busca de dados concretos conhecer as instalações das APAES daqueles municípios que oferecem este tipo de tratamento.

Conforme salientou o vereador, o projeto está em fase final de conclusão e conta com apoio relevante de várias pessoas na elaboração do projeto.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. O praticante participa de sua reabilitação na medida em que interage com o cavalo.

Conforme o vereador, “o tratamento realizado por estes profissionais é de suma importância, uma vez que transparece no rosto das crianças a satisfação do momento e a cumplicidade entre elas e os animais. A sintonia com o tratamento é evidente, e os resultados são fantásticos e nítidos. Desta forma, vale ressaltar o empenho dos profissionais que desempenham este trabalho em Erechim, como a fisioterapeuta e coordenadora de Equoterapia Riva Silverston Angonesi, da Psicóloga Roseli Sponchiado e do Instrutor guia Vanderlei Shiapetti; e também no município de Passo Fundo da Psicóloga e Diretora em exercício da APAE Jurema Bruchi”.

Com a execução deste projeto, será proporcionado aos praticantes portadores de necessidades especiais benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais.

Como nosso município não oferece este tipo de tratamento, as pessoas que dele necessitam tendem a se deslocar a Passo Fundo, gerando ônus ao município e dificuldade de deslocamento do paciente; uma vez que os gastos com transporte e adequação dos mesmos as necessidades do paciente deve ser levado em consideração.

Com este pensamento, o executivo municipal mostra-se um importante parceiro na realização de uma das metas da campanha do vereador, que é trazer este projeto e adequá-lo ao município. Com este apoio, a viabilização do projeto torna-se mais fácil, pois o município contribuirá com recursos financeiros que irão somar junto a emendas parlamentares reivindicadas anteriormente.

“A necessidade da implantação deste projeto é tão importante para o município quanto para os portadores de necessidades especiais que dele necessitam, visto que este tratamento já é oferecido em localidades menores que Carazinho, como Não Me Toque, Panambi e Tapera”; ponderou o vereador.

> ASCOM