23.04.2018 - 16:40

Programa Roda de Chimarrão é declarado bem imaterial do Município

Foi sancionado pelo prefeito o projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, o qual declara o Programa Roda de Chimarrão bem imaterial integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Carazinho. A proposta inicial havia sido realizada pelo vereador Tenente Costa, porém, por haver vício de iniciativa, foi sugerido pela assessoria jurídica do Legislativo que o mesmo foi encaminhado como sugestão de anteprojeto à prefeitura.

Atendida a solicitação, por entender a finalidade do Programa Roda de Chimarrão que está há 62 anos, ininterruptos, no ar, buscando manter a tradição e a cultura gaúcha. Cabe destacar que a realização do programa é uma iniciativa do CTG Pedro Vargas, tendo iniciado no ano de 1955, estando no ano de 2018, há 63 anos, ininterruptos, apresentado todos os domingos, buscando manter a tradição e cultura do Estado. Desta forma, Executivo protocolou o projeto,visando a efetiva proteção administrativa do bem imaterial, adotando todas as formas de acautelamento, conservação e preservação de sua integridade e características, mantendo a seguinte forma:  apresentação de artistas que executem músicas e poesias gaúchas; o programa deverá manter sua característica de auditório; o programa deverá manter o horário os domingos a tarde.

A comunidade que desconhece, cabe destacar que o programa Roda de Chimarrão, trata-se de um programa de auditório, transmitido via rádio, todos os domingos pela parte da tarde,onde se apresentam diversos artistas de Carazinho e região, os quais buscam, resgatar e manter, bem como, incentivar os costumes e tradições do povo gaúcho.

Sessão Ordinária nº 364 (24/09/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de setembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei Complementar 003/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Altera o Código de Posturas do Município; 2. Projeto de Lei 043/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Dispõe sobre a divulgação das leis, decretos, portarias e outros atos normativos do Município de Carazinho pelo Poder Executivo; 3. Projeto de Lei 051/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Institui o Programa "Adote uma Unidade Básica de Saúde" no Município de Carazinho - RS e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 058/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Institui o Programa "Empresa Amiga da Escola" no âmbito do Município de Carazinho. 5. Projeto de Lei 070/18 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Institui a "Semana Municipal de Combateà Violência contra a mulher".