Notícias

27.02.2018 - 16:34

Regimento Interno do Programa Juventude Legislativa é protocolado na Câmara

 Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Carazinho um projeto de resolução o qual dispõe do Regimento Interno do Programa Juventude Legislativa, que inicia as atividades em março deste ano. O protocolo foi realizado pelo vereador Gilson Haubert e nele é regulamentado o funcionamento do programa, além de orientações aos jovens participantes de como serão os quatro encontros previstos na Lei. O projeto será encaminhado às comissões permanentes da Câmara e, após aprovado, repassado aos 14 participantes do Programa deste ano.

O primeiro encontro já tem data marcada, será no dia 21 de março, às 18h45min, no plenário do Legislativo e não no dia 30, conforme consta Lei. A alteração se deve ao feriado da Paixão de Cristo que cairá neste mesmo dia e por isso foi antecipado o encontro. Ressalta-se ainda que todos os participantes serão notificados pela Câmara de Vereadores através de ofício comunicando as datas dos encontros e horários.

Na primeira semana no mês de abril está marcada a diplomação dos jovens vereadores, já escolhidos no passado. Este ato acontecerá em sessão solene no dia 02, logo após a sessão ordinária da Câmara, conforme previsto na Lei Municipal 8.227.  

O secretário de educação e cultura, Lucas Gabriel Lopes, que é o autor da Lei que institui o programa, recebeu uma cópia do regimento na tarde desta terça-feira(27), onde aproveitou para agradecer a continuidade que está sendo dada a esse projeto de sua autoria e que foi abraçado por toda a Câmara de Vereadores, especialmente pelo vereador Gilson e os servidores efetivos da casa que terão um papel muito importante nos encontros durante o ano.

O Programa Juventude Legislativa:

O Programa Juventude Legislativa é de autoria do hoje secretário de educação Lucas Lopes e tem como intuito despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Por esse motivo, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

 A partir desse programa, pretende-se oportunizar aos jovens momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento.

Em pauta

Sessão Ordinária nº 350 (18/06/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 18 de junho, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei 049/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Dá nova redação ao Art. 19 e ao inciso VIII do Art. 23, e inclui incisos ao Art. 23, todos da Lei Municipal nº 8.210/17; 2. Projeto de Lei 030/2018 de autoria da Vereadora Janete Ross, o qual Dispõe sobre a isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos, no âmbito do Município de Carazinho, para cidadãos que prestem serviços a Justiça Eleitoral no Período de eleição e dá outras providências; 3. Projeto de Lei 031/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Institui no calendário oficial do Município de Carazinho as promoções e campanhas ao movimento para a prevenção de acidentes de trabalho; 4. Projeto de Lei 032/18 de autoria do Vereador Gian Pedroso, o qual Institui a criação da Semana da Adoção, Proteção e Conscientização do Bem - estar Animal no Município de Carazinho e dá outras providências; 5. Projeto de Decreto 002/18 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Cria homenagem Aluno Destaque Inclusivo para estudante da rede pública de ensino do Município de Carazinho, e dá outras providências.