27.02.2018 - 16:34

Regimento Interno do Programa Juventude Legislativa é protocolado na Câmara

Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Carazinho um projeto de resolução o qual dispõe do Regimento Interno do Programa Juventude Legislativa, que inicia as atividades em março deste ano. O protocolo foi realizado pelo vereador Gilson Haubert e nele é regulamentado o funcionamento do programa, além de orientações aos jovens participantes de como serão os quatro encontros previstos na Lei. O projeto será encaminhado às comissões permanentes da Câmara e, após aprovado, repassado aos 14 participantes do Programa deste ano.

O primeiro encontro já tem data marcada, será no dia 21 de março, às 18h45min, no plenário do Legislativo e não no dia 30, conforme consta Lei. A alteração se deve ao feriado da Paixão de Cristo que cairá neste mesmo dia e por isso foi antecipado o encontro. Ressalta-se ainda que todos os participantes serão notificados pela Câmara de Vereadores através de ofício comunicando as datas dos encontros e horários.

Na primeira semana no mês de abril está marcada a diplomação dos jovens vereadores, já escolhidos no passado. Este ato acontecerá em sessão solene no dia 02, logo após a sessão ordinária da Câmara, conforme previsto na Lei Municipal 8.227.

O secretário de educação e cultura, Lucas Gabriel Lopes, que é o autor da Lei que institui o programa, recebeu uma cópia do regimento na tarde desta terça-feira(27), onde aproveitou para agradecer a continuidade que está sendo dada a esse projeto de sua autoria e que foi abraçado por toda a Câmara de Vereadores, especialmente pelo vereador Gilson e os servidores efetivos da casa que terão um papel muito importante nos encontros durante o ano.

O Programa Juventude Legislativa:

O Programa Juventude Legislativa é de autoria do hoje secretário de educação Lucas Lopes e tem como intuito despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Por esse motivo, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

A partir desse programa, pretende-se oportunizar aos jovens momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento.

Sessão Ordinária nº 378 (17/12/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 17 de dezembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

Projeto de Lei 078/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Altera denominação de Secretaria Municipal e atribuições de Cargo em Comissão e Função Gratificada; Projeto de lei 083/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Institui turno único no serviço público municipal; Projeto de Lei 094/18 de autoria do Executivo Municipal o qual Dá nova redação ao Art. 2º da Lei Municipal nº 8.282/17; PLL 112/18 de autoria do Vereador Gilson Haubert, o qual Concede o Título de Destaque Jornalístico ao Sr. Marcelo Fripp; PLL 113/18 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Concede o Título de Cidadã Emérita de Carazinho à Sra. Lisandra Sandri; PL 115/18 de autoria do Vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo, o qual Concede o título de “Eleitor Presente” ao Sr. Rodrigo Marques Castanha; Projeto de Decreto 014/18 de autoria da Vereadora Janete Ross de Oliveira, o qual Concede o Título "Comenda Leonel de Moura Brizola" ao Sr. Carlos Alberto Pereira da Silva; Projeto de Decreto 015/18 de autoria do Vereador Gian Pedroso, o qual Concede o Título honorífico "Comenda Leonel de Moura Brizola" ao Senhor Luciano Luiz Alt.