Notícias

01.03.2018 - 16:28

SMEC institui o Março Laranja no calendário escolar do município

 

Foi aceito pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, a proposta do vereador Gian Pedroso de instituir no calendário oficial do município o "Mês de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar", a ser celebrado anualmente no mês de março, recebendo a denominação de "Março Laranja". A notícia foi dada pelo secretário Lucas Gabriel Lopes, durante uma reunião com o vereador na tarde desta quinta-feira (1º).

Na oportunidade foi convidado o setor pedagógico da secretaria que comentou sobre esse trabalho que já é realizado anualmente pelas escolas, porém, com nunca em uma época específica. Com a proposta do vereador, foi repassada para todas as escolas da rede a instrução de que esse assunto fosse abordado preferencialmente no mês de março. Ainda conforme as informações repassadas na tarde desta quinta-feira, já foram encaminhadas propostas das escolas, dentro do seu calendário de atividades, ações de conscientização e orientação sobre o Bullying.

Além destes detalhes, o encontro serviu também para que fossem tratados alguns pontos do anteprojeto encaminhado até a secretaria, além de sugestões de trabalhos que podem ser realizados com os alunos. O secretário se comprometeu em encaminhar o projeto até à Câmara de Vereadores para que o mesmo seja apreciado e que o mês de março sirva como referência no município.

Cabe destacar que esta é uma proposta antiga do vereador Gian e que está se tornando possível graças a sensibilidade de toda a secretaria a cerca do tema. Além disso, Pedroso esclareceu durante a reunião que a data dedicada à prevenção e combate ao bullying escolar tem como referência alguns elementos exitosos em campanhas educativas e de sensibilização que já vem sendo desenvolvidas em Carazinho.  Sendo assim, o vereador acredita que com ampla divulgação, adesão da sociedade e também dos órgãos públicos, o Março Laranja também poderá  ser de grande valia para a sociedade.

 

Já sobre a escolha da cor "laranja", segundo o vereador Gian, deve-se ao fato de ser uma cor que chama a atenção, e na simbologia das cores, representa tolerância, cordialidade, gentileza e afetividade. “Poderão ser realizadas anualmente campanhas e ações alusivas ao "Março Laranja", a exemplo de outras que tratam de temas sociais relevantes, como o emprego de iluminação especial na cor laranja em órgãos públicos e privados que quiserem adotá-la, especialmente aqueles vinculados à educação, podendo receber esse destaque outros locais públicos como as praças” ressaltou o vereador.

 

Com isso, acredita-se que a medida servirá para ampliar a visibilidade e colocar em destaque o tema do bullying que é de extrema relevância social, pois são notórias as repercussões para a vida da vítima, seja a criança ou o adulto que sofreu bullying na infância. “A prática é recorrente na escola, espaço de convivência onde as diferenças se tornam visíveis e onde o bullying ocorre com mais frequência vitimando muitas crianças desde os primeiros anos num espaço que deveria ser propício ao desenvolvimento equilibrado e favorável a sua auto-estima e crescimento psicológico tanto quanto físico”, declarou o vereador.

 

Em pauta

Sessão Ordinária nº 355 (23/07/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 23 de julho, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei 056/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Cria a Secretaria Municipal de Educação e define suas atribuições; 2. Projeto de Lei 062/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Concede abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde, vinculados a equipe da Estratégia de Saúde da Família - ESF (Regime de Urgência); 3. Projeto de Lei 039/18 de autoria do Vereador Gian Pedroso, o qual Institui o "Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue" e a "Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue", e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 041/18 de autoria do Vereador Fábio Zanetti, o qual Institui no calendário oficial o "Dia de conscientização da Língua Brasileira de Sinais - Libras", e dispõe sobre sua comemoração.