Notícias

07.03.2018 - 10:02

Executivo propõe a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

 A criação do Programa Restaurante Solidário no município de Carazinho está tomando forma, prova disso, foi um encontro realizado no dia 28 de fevereiro, no gabinete do prefeito Milton Schmitz, que esteve presente assim como o vereador Fabio Zanetti, a Secretária da Assistência Social Andréia Schmitz, o Secretário da Agricultura Aldrin Keyser, além dos representantes da Secretária da Assistência Social, Secretária da Saúde, Secretária da Administração Municipal e também das entidades como APD, EMATER, SERFO, Patronato Santo Antônio e CETRAT.  

 

Esta primeira reunião serviu para a construção do projeto de Lei que cria no município o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Carazinho, necessário para a efetivação do Programa. Projeto este, de autoria do Executivo Municipal, protocolado na última segunda-feira (05), na Câmara de Vereadores e que define as entidades representativas e sua finalidade.

 

Através da criação deste conselho será possível contar com projetos em áreas afins, tais como, cozinha comunitária, hortas comunitárias, incentivo a agricultura familiar e outros que irão contribuir com a erradicação da Fome em Carazinho, e o aumento de renda e emprego

 

 

Programa Restaurante Solidário

 

A proposta foi lançada pelo vereador Fábio Zanetti ainda em 2017, com um anteprojeto encaminhado ao Executivo Municipal, o qual sugeria a criação do Programa Restaurante Solidário no município de Carazinho. A ideia foi bem aceita pelo prefeito municipal e por isso, Zanetti tem buscado parceiros para a efetivação deste projeto.  

 

O projeto tem como objetivo principal servir almoço no valor de R$ 1,00 possibilitando que pessoas carentes tenham um alimento diário digno. Para que isso aconteça, o vereador tem buscado o apoio da prefeitura municipal, secretaria de assistência social, associações que  possam gerir o Programa, Governo Estadual e Federal.

 

Cabe destacar que já existe a nível federal um programa nesses mesmos moldes, tendo a possibilidade de repasse do Governo para a efetivação deste projeto. No manual do Programa Restaurante Popular do Governo Federal explica que este “é um dos programas integrados à rede de ações e programas do Fome Zero, política de inclusão social estabelecida em 2003. O bom funcionamento deste programa é papel do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e espera-se, com ele, criar uma rede de proteção alimentar em áreas de grande circulação de pessoas que realizam refeições fora de casa, atendendo dessa maneira, os segmentos mais vulneráveis nutricionalmente”.

 

Desde a sua criação, o programa já conta com 100 destes restaurantes em todo o país, e por esse motivo, o vereador acredita que Carazinho possa ser uma das cidades que pode proporcionar essa melhora de vida às pessoas carentes. Por esse motivo vem trabalhando diariamente para que o projeto saia do papel e tenha sua efetivação, prova disso é uma emenda na LOA no ano passado já prevendo a criação deste programa.

 

 

 

Foto: Ascom Prefeitura Municipal

Em pauta

Sessão Ordinária nº 364 (24/09/2018 - 18:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 24 de setembro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas.

1. Projeto de Lei Complementar 003/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Altera o Código de Posturas do Município; 2. Projeto de Lei 043/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Dispõe sobre a divulgação das leis, decretos, portarias e outros atos normativos do Município de Carazinho pelo Poder Executivo; 3. Projeto de Lei 051/18 de autoria do Vereador Ivomar de Andrade, o qual Institui o Programa "Adote uma Unidade Básica de Saúde" no Município de Carazinho - RS e dá outras providências; 4. Projeto de Lei 058/18 de autoria dos Vereadores João Pedro, Alaor e Ivomar, o qual Institui o Programa "Empresa Amiga da Escola" no âmbito do Município de Carazinho. 5. Projeto de Lei 070/18 de autoria do Vereador João Pedro, o qual Institui a "Semana Municipal de Combateà Violência contra a mulher".