Substituição de sacolas plásticas é aprovada no Legislativo

Foi aprovado ontem no Plenário do Legislativo Municipal, o projeto de lei de autoria do Vereador Eugenio Grando, que dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais de Carazinho.

O projeto do vereador, prevê a substituição das sacolas normais de petróleo, por sacolas oxi-biodegradáveis, que se decompõem com maior facilidade, uma vez que são descartadas no meio ambiente.

No processo de decomposição, o plástico verde, como é conhecido, coopera de forma incomensurável com o meio ambiente, já que apresenta degradação inicial por oxidação, acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser biodegradada por micro-organismos e que os resíduos finais não sejam eco-tóxicos.

A redação do projeto, também estabelece prazos para que o comercio esteja se adequando as novas normas, as micro empresas terão prazo de até quatro anos, as empresas de pequeno porte, deverão se adequar as previsões legais em no máximo três anos, e as demais empresas terão o período de dois anos para se adequarem as novas normas.

Após o período legal determinado pela lei, os proprietários de estabelecimentos comerciais deverão recolher os matérias, dando comprovadamente uma destinação adequada, em termos ecológicos e de preservação ambiental.

Opinião:

A ASCOM foi até as ruas para saber a opinião das pessoas com relação a lei aprovada ontem no Legislativo, veja o que pensam algumas pessoas entrevistadas:

“Eu acho positivo, pois o número de sacolas esta aumentando a cada dia, e além disso a lei vai ao encontro da preservação do meio ambiente” (Ulf Drechsler)

“Sou a favor, pois é sempre bom se preocupar com o meio ambiente, e a diminuição de sacolas plásticas, vai diminuir bastante a poluição.” (Josiara Escobar)

“Penso que vai ser muito bom acabar com o uso das sacolas, e passar a usar as sacolas ecológicas, pois vai diminuir a poluição e ajudar a preservar o meio ambiente.” (Douglas Nascimento)

Entenda um pouco mais sobre as sacolas plásticas:

Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.

Em meio século, passaram de símbolo da modernidade as vilãs do meio ambiente. O motivo: o plástico polui - e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo.

As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.

No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano, que já vem sendo adotadas em larga escala também no Brasil, por pessoas preocupadas com as questões ambientais.

Em Carazinho a alternativa encontrada pelo Vereador Eugenio Grando foram às sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor - ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer.

Patrick René - ASCOM

Ulf Drechsler