Hélio Büllau Cidadão Honorário de Carazinho

Dando seguimento a série de matérias sobre os agraciados com as homenagens do Poder Legislativo, vamos conhecer um pouco sobre o agraciado com o título de Cidadão Honorário de Carazinho, Senhor Hélio Büllau.

Natural de Três Passos, RS, onde nasceu a 20 de novembro de 1957, filho do casal de agricultores Wilson Frederico e Cecília Büllau.

Sua formação iniciou-se na Escola Rural Bispo Pedro Fernandes Sardinha, na localidade de Barra da Romana, distrito de Bela Vista. Continuou no Colégio Ipiranga, na cidade de Três Passos, onde cursou o Ginásio e o segundo grau, concluído em 1975. Em 1978, iniciou o curso de Administração na Faculdade de Três de Maio (Setrem). Por razões profissionais, foi obrigado a transferir o curso para Chapecó-SC e, depois, para Passo Fundo-RS, graduou-se em 1986. Ainda em 1986, fez curso de Extensão em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Em 1994, fez o curso de Política e Estratégia Nacional, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Em 1994-95, cursou também especialização em Administração pela UPF. Entre 1997 e 2000, desenvolveu o curso de Mestrado em Administração, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Suas atividades profissionais iniciaram em 1973, como balconista numa loja de tintas. Posteriormente, foi sub-gerente de Posto de Serviços, repórter e redator do jornal O Celeiro, de Três Passos-RS, Agente e chefe do Serviço de Assistência Médica do INAMPS, gerente-fundador do jornal Tribuna do Oeste, em São Miguel do Oeste-SC.

Em 1982, iniciou suas atividades na empresa Mirandoli S/A, hoje Deltasul, tendo sido um dos coordenadores da transferência da sede da empresa para Carazinho, como Gerente de Recursos Humanos, em 1983. Atuou na empresa até 1988, quando saiu como Diretor Administrativo e ano em que fundou sua empresa de consultoria e treinamento, a Treinasul.

Através da Treinasul, de 1988 a 2008, atendeu mais de 300 empresas em várias regiões do estado e ministrou dezenas de cursos e palestras.

A partir de 1995, começou a atuar como professor na Faculdade de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo. Atualmente, atua nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Pesquisa em Administração e Gestão Financeira. A partir de 2008, também passou a atuar no curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Pesquisa de Opinião e de Mercado.

Na área pública, além do trabalho como servidor concursado do INAMPS, foi Secretário de Planejamento e Urbanismo de janeiro de 1993 até abril de 1994, ocasião em que coordenou a implantação do Plano Diretor Urbano, recém aprovado. Também atuou na formatação de propostas técnicas que culminaram com a vinda das empresas Parmalat e Semeato. A partir de 2009, voltou à mesma Secretaria, onde coordenou os projetos técnicos de viabilização de incentivos para vários empreendimentos de porte expressivo para Carazinho e, especialmente, a obtenção da área e a viabilização do Pólo Logístico. Também coordenou os esforços para viabilização de vários projetos de obtenção de recursos federais para várias obras para o Município.

A preocupação com o desenvolvimento de pequenos municípios vem desde 1976, quando desenvolveu uma série de dez reportagens sobre a realidade industrial de Três Passos.  O desenvolvimento dos municípios e das empresas passou a ser tema constante em seus mais de cem artigos em vários jornais, inclusive no Noticioso de Carazinho. Em 1994, foi relator do trabalho de conclusão da ADESG, intitulado Desenvolvimento de Pequenos Municípios e que foi apresentado em várias cidades.

Além do desenvolvimento dos trabalhos finais de especialização e de mestrado, também foi co-autor de um artigo sobre desenvolvimento de empreendedorismo em Carazinho, premiado nacionalmente. Também é co-autor de artigos científicos publicados em livros. Nas últimas três edições, foi autor de crônicas selecionadas para o livro Crônicas Faquianas, editado pela Faculdade de Artes e Comunicação da UPF.

Suas atividades de representação social iniciaram em 1975, quando foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Ipiranga. Em 1980, foi Diretor de Comunicação do Diretório Acadêmico da Faculdade de Três de Maio. Entre 1984 a 1988, foi presidente da Associação de Funcionários da Mirandoli. Atuou em vários conselhos municipais. Também participou de vários cargos na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Carazinho, inclusive como Delegado junto à Fiergs e Federasul, tendo exercido o cargo de Presidente da entidade no período 1994-96, ocasião em que viabilizou a vinda da Junior Achievement para Carazinho.

Patrick René - ASCOM

Foto Arquivo Diário da Manhã