Professores recebem a Comenda Leonel de Moura Brizola

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17), conforme decreto legislativo, 003/11 foram homenageados com a Comenda Professor Emérito - Leonel de Moura Brizola, seis professores no âmbito do município de Carazinho.

O processo de seleção dos professores atendeu a normatização instituída no decreto legislativo, sendo que a Secretaria Municipal de Educação - SMEC e a 39ª Coordenadoria Estadual de Educação indicaram seis professores e cada escola particular indicou dois nomes. Após o recebimento dos currículos a comissão julgadora, composta por um representante de cada partido realizou a escolha de dois profissionais educadores por esfera estadual, municipal e particular.

Em nome dos vereadores o autor do projeto de decreto Legislativo vereador Felipe Sálvia saudou aos homenageados, e ressaltou a importância do professor, "que como um cientista transforma a matéria o professor transforma o ser. Não restam dúvidas sobre a importância dos profissionais de educação, são verdadeiros super heróis, enfrentam dificuldades diárias e ainda na grande maioria dos casos não são reconhecidos financeiramente, o que é uma grande injustiça, pois isso significa não reconhecer uma das mais nobres e significativa missão, a  de EDUCAR".

A presidente Sandra Citolin parabenizou os homenageados e considerou, "professores Eméritos são aqueles que têm habilidade de dividir suas vidas com os outros. São honestos nas suas atitudes e ações. Têm Facilidade de doarem-se para os outros. De ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos. Acreditam que são únicos e têm orgulho de ser quem são. Professores Eméritos são os que se permitem estarem próximos dos outros e importam-se com a felicidade deles. Eles vieram para entender que o AMOR é que faz toda a diferença da vida".

Em nome dos homenageados a professora Maria Solange levou todos os presentes a uma reflexão, "hoje ser bom não satisfaz, hoje teremos que ser o melhor e devemos gostar do que fazemos. Amar a profissão que escolhemos independente do fator dinheiro, porque se você fizer o melhor isso lhe dará satisfação financeira e essa é a nossa função junto aos alunos, despertar o gosto dos alunos pelo estudo, pelo conhecimento principalmente despertar a sensibilidade que está muitas vezes escondida no mais íntimo do ser."

"Tudo que se faz com amor é gratificante e compensador, essa comenda representa o resultado que alcançamos junto aos nossos alunos e é com eles que iremos dividir essa conquista", concluiu Solange.

Os homenageados foram os seguintes:

Rede Municipal

Sandra Roberta Catto Tombini:

Formação Acadêmica: Curso de Licenciatura em Letras com Especialização em Língua Portuguesa - Novos Horizontes de Estudo e Ensino e possui Mestrado em Letras - Estudos Lingüísticos.  Ingresso no Magistério Público Municipal em 27 de agosto de 2007. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura Infanto-Juvenil (séries finais e Ensino Fundamental) na EMEF Presidente Castelo Branco e na EMEF Patronato Santo Antônio.

Celsoni Luisa Danieli:

Formação Acadêmica: Psicopedagogia, Alfabetização, Práticas Pedagógica, Pedagogia. Ingresso no Magistério Público Municipal no ano de 1986. Atua na Coordenação do CEME, 20 anos professora alfabetizadora (em escolas municipais e privadas).

Rede Estadual

Viviane Prestes Machado:

Formação Acadêmica: Curso de Análises Clínicas na Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg, Graduada no Curso de Licenciatura Plena, Habilitação em Química. Ingressou no Magistério Estadual 1989. Membro docente da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg também lecionou nas Escolas Particulares, Notre Dame Aparecida, La Salle, e Instituto Educacional Franciscano Nossa Senhora da Glória, na disciplina de Química, atuou também como docente em Escolas Municipais de Carazinho.

Rosange Dannenhauer de Lima:

Formação Acadêmica: Formada em Letras, Licenciatura Plena, Pós Graduada em Supervisão Escolar. Ingressou no Magistério Estadual em1990, também atuou em escolas municipais onde iniciou suas atividades em1983.  Atualmente atua no Instituto Estadual de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola.

Rede Particular

Jones Carlos Castoldi:

Formação Acadêmica: Curso de Ciências Biológicas e pós-graduado em Física pela Universidade de Passo Fundo. Ingressou no Magistério Estadual no ano de 1982.  Atualmente é Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg, leciona nas disciplinas de Física, Química e Biologia na Escola Sorg e Notre Dame Aparecida.

Maria Solange da Costa Folchini:

Formação Acadêmica: Graduada em Letras-português e Pós-Graduada em Leitura: Teoria e Prática. Iniciou sua carreira em 1974 com uma turma de Supletivo de 1º grau através de um Contrato Fechado pelo Estado. Atuou durante 30 anos na rede estadual e atualmente é professora do Colégio La  Salle - Carazinho.

Durante a sessão o vereador Felipe Sálvia adiantou que irá emendar o projeto e no próximo ano a homenagem será realizada numa sessão solene e será especialmente promovida em homenagem às professoras.