Comissão intermunicipal reivindica início das obras

Uma comitiva formada por lideranças políticas e rurais dos municípios de Carazinho, Chapada e Palmeira das Missões esteve, nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre, reunida com o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, para reivindicar o início imediato das obras de asfaltamento da ERS 330, no trecho compreendido entre a localidade de Cruzinha e o município de Chapada.

O pleito por esta obra existe há mais de 30 anos e as mobilizações em favor do asfalto que ligará o Distrito de São Bento, em Carazinho, ao de Tesouras, em Chapada, estão sendo organizadas pela Comissão Pró-Asfaltamento da ERS 330, constituída pelo Sindicato Rural (SR) de Carazinho. Presidida pelo agricultor, Artidor Bratz, a Comissão busca angariar apoio dos poderes públicos constituídos dos municípios cortados pela estrada para pressionar o Governo em busca de uma solução para o problema. Nesta quarta-feira, além de Bratz, participaram da audiência com o secretário, o presidente do Sindicato, Carlos Scheibe; um dos integrantes da Comissão, Dionísio Cavol; o vice-prefeito, Alexandre Capitânio; a presidente do Legislativo de Carazinho, Sandra Citolin; e o vereador, Leandro Adams; além dos prefeitos e presidentes das câmaras de Vereadores dos municípios de Chapada e Palmeira das Missões.

Durante a reunião, a Comissão intermunicipal mostrou ao secretário a importância da obra para o desenvolvimento econômico da região - reconhecida como uma das maiores produtoras de grãos do Estado. "Nós usamos a estrada para o escoamento da produção e precisamos de uma melhor infraestrutura", afirmou Cavol, reiterando que muitos apelos foram feitos a diversos governantes, mas que até o momento, nada de concreto foi oferecido. O presidente do SR reiterou a relevância da mobilização intermunicipal e disse que o apoio de diversas lideranças pode fazer a diferença. "Precisamos desta união para mostrar que a obra não trará benefícios apenas a um município ou a uma localidade. O pleito é regional, por isso merece toda atenção", justificou, acrescentando que a Comissão do SR tem se esforçado para tornar o projeto de asfaltamento da ERS 330 uma realidade.

Tramitação do projeto

No encontro, a comitiva de autoridades e lideranças regionais intensificaram o pedido para que a obra aconteça o quanto antes e aproveitaram para conferir a tramitação do projeto. No ano passado, o Governo do Estado, através da Central de Compras do Rio Grande do Sul (CECOM/RS), publicou o edital anunciando para a primeira quinzena de agosto a abertura dos envelopes da documentação de empresas interessadas em prestar serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e obras complementares no trecho da ERS 330, mas a obra não foi iniciada devido a reavaliação de prioridades e a falta de recursos Estaduais para empenhar a ordem de serviço. A obra de asfaltamento dos 23,9km tem um custo estimado em R$ 17 milhões.

O que disse a Seinfra

Logo após a reunião com a comissão formada por lideranças e autoridades regionais, o secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, disse ter ficado satisfeito por perceber que os municípios estão se unindo para, de uma maneira conjunta, buscar o desenvolvimento e assumiu o compromisso de considerar o asfaltamento da ERS 330 uma prioridade para o Governo do Estado. "Essa é uma estrada que desde o começo da gestão do governador Tarso Genro vem sendo tratada como prioridade", declarou, explicando que a licitação feita no ano passado não foi homologada porque não havia viabilidade orçamentária para executar a obra. "Estamos buscando construir uma alternativa viável, pois não podemos ficar no faz de conta".

Uma das alternativas anunciadas pelo secretário é a assinatura de um convênio com o Banco Mundial, que repassará recursos significativos para a realização de obras em diversos trechos intermunicipais, como é o caso da ERS 330 que liga Carazinho e Chapada. "Teremos que fazer uma nova licitação, porque uma das exigências do Banco Mundial é que as verbas não sejam utilizadas em processos licitatórios que já estejam em andamento", esclareceu Beto, ponderando ainda que o governo do Estado está otimista também quanto à possibilidade de que investimentos do BNDES sejam feitos no Rio Grande do Sul

TEXTO: Cristian Puhl