Projeto do PREVICARAZINHO deve retornar ao Legislativo

Por iniciativa do Prefeito Aylton de Jesus Magalhães que solicitou a Presidente Sandra Citolin uma reunião com todos os vereadores para realizar algumas considerações acerca do projeto do PREVICARAZINHO, aconteceu na tarde de ontem, (11), na sala de reuniões Artêmia Vasconcelos Schlichting, o encontro que contou com a presença dos vereadores, o senhor Prefeito Municipal, o Secretário da Administração e Controle de Orçamento, Cristian Cemin e o responsável pelo Orçamento do município, Daniel Schu.

Inicialmente o Chefe do Executivo relatou sobre a intenção de utilizar o recurso que será retirado do aporte financeiro para o pagamento da dívida do PREVI para compra de medicamentos e melhoria salarial dos profissionais médicos da rede de atenção básica. Atualmente o valor repassado ao PREVI chega mais de 1 milhão de reais mês, incluindo o décimo terceiro salário que totalizam 13 meses, o valor é composto pela amortização do passivo atuarial que é de R$410 mil e o restante do valor é a parte previdenciária que é descontado dos funcionários e a parte patronal.

O projeto que irá retornar ao Legislativo prevê a transformação das parcelas referentes ao pagamento da dívida de valores variáveis, encima do valor total da folha, para aportes fixos. Segundo o responsável pelo orçamento que relatou sobre alguns equívocos na elaboração do projeto idealizado no ano de 2009, a parcela de amortização é acrescida a cada ano chegando em  2013 a 750 mil somente para o pagamento da dívida, e serão acrescidos ainda ao repasse para o PREVI as contribuições mensais dos funcionários e a parte patronal. Serão aproximadamente R$1.300.000,00 mensais totalizando R$16.900.000,00 no ano o que tendo como base o orçamento de 2011 é o valor aproximado que é aplicado na saúde.

O prefeito reiterou ainda a intenção de valorizar os médicos com o valor retirado da amortização, "queremos que os médicos trabalhem motivados" outra consideração do prefeito foi acerta da dificuldade em conceder reposições salariais aos servidores devido ao grande comprometimento que as parcelas do PREVI irão causar no orçamento.  Por fim Daniel Shu solicitou aos vereadores que apreciem o projeto que será protocolado no Legislativo o mais breve possível tendo em vista que a Lei de Diretrizes orçamentárias precisa ser elaborada até o início de setembro e a aprovação ou não desse projeto deve refletir diretamente na proposta que será enviada para Câmara.

Ficou acertada também com os vereadores e o Executivo a realização de uma audiência pública para coletar o posicionamento dos servidores públicos acerca do projeto.