Semana Municipal de Incentivo a Doação de Medula Óssea

Todos os dias, centenas de pessoas morrem em todo o mundo por falta de um doador compatível de medula óssea. Motivado por essa necessidade aliado a sua vocação que está presente em sua profissão, o vereador Élbio Esteve apresentou projeto de Lei que irá instituir no município a Semana Municipal de Incentivo a Doação de medula Óssea, a votação dessa matéria aconteceu na última sessão ordinária realizada segunda-feira sendo aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Já no ano de 2011, no mês de outubro entre os dias 6 a 12 será realizado no município ações que visem à divulgação da importância na doação de medula óssea, serão realizadas ações como palestras, cursos e outras atividades em escolas, órgãos públicos e unidades de saúde.

O vereador Élbio lembrou que todos os anos, 7.500 pessoas recebem o diagnóstico de leucemia no país, um tipo de câncer que compromete a produção do sangue. Para a grande maioria dos portadores a única alternativa é a realização do transplante de medula óssea. Muitos pacientes não encontram na família um doador compatível e são obrigados a recorrer ao cadastro formado pelo Instituto Nacional do Câncer, que atualmente conta com aproximadamente 700 mil cadastros.

O objetivo desse projeto é motivar a comunidade carazinhense a contribuir ainda mais para que o banco seja ampliado possibilitando salvar mais vidas.