Ala de Desintoxicação de Dependentes Químicos - Obra Iniciará em Breve

A direção do Hospital Comunitário de Carazinho (HCC), na terça-feira, (15), convocou a imprensa e anunciou que o depósito referente ao convênio para construção da Ala de Desintoxicação de Dependentes Químicos foi depositado na segunda-feira, (14), na oportunidade também foi prestado um agradecimento a todos que se somaram na luta em busca do recurso ora concretizado. O vice-presidente do HCC Agradeceu aos presentes em especial a presidente Sandra Citolin e o vereador Erlei Vieira que tiveram papel fundamental na viabilização desta obra, ao Ministério Público, Poder Executivo e Poder Legislativo, Josélio Cunha ressaltou: "a obra foi possível porque se tornou um esforço coletivo de interesse da população e causas assim sempre são concretizadas".

Durante o encontro foi anunciado que nos próximos dias será iniciado o processo de licitação para contratação da empresa que irá executar a obra, já que grande parte dos recursos para construção já estão depositados na conta do HCC.

Após a conclusão do prédio anexo ao hospital será entregue a população 593,35m² de área construída, com disponibilidade de 15 leitos, área para prescrição médica, sala de aula, sala de estar para pacientes e acompanhantes, posto de enfermagem, sala de serviço, sala de exames e curativos, antecâmara de acesso ao quarto de isolamento, 6 banheiros para pacientes, sendo 2 contemplando acessibilidade, sala de utilidades, depósito de material e limpeza, sanitários para funcionários, Copa de distribuição, e ainda serão disponibilizados no subsolo área de recreação e lazer, refeitório e área de recreação e lazer externa.

Com a inauguração da nova unidade serão proporcionadas condições de internação de pacientes em ambientes individuais ou coletivos, conforme a faixa etária, sexo e intensidade de cuidados, e execução e registro da assistência médica, de enfermagem, nutricional, psicológica e social, realização de atividades de recreação infantil e terapia ocupacional, assistência pedagógica infantil (1º grau) quando o período de internação for superior a 30 dias.

Para o vereador Erlei Vieira que trabalha auxiliando dependentes químicos como consultor, a Ala da maneira que está sendo constituída será fundamental para auxiliar na recuperação dos pacientes, atualmente a ala se encontra prejudicada na estrutura que está ocupando agora, mas com a complementação da equipe existente e com novas instalações adequadas o trabalho irá fluir de melhor forma e com certeza trará melhores resultados na recuperação de dependentes químicos.

A presidente Sandra Citolin destacou o empenho de todo poder Legislativo e de Lideranças Estaduais como o Deputado Estadual Marcio Biolchi e Deputado Federal Osmar Terra na viabilização dos recursos provenientes do Governo do Estado.

Durante a reunião a presidente e o vereador colocaram para a equipe e aos presentes a sugestão já apresentada ao Secretário da Saúde de elaborar um organograma para que seja constituída uma rede regional para atenção ao dependente químico, já que o município e a região possuem diversos serviços que interagem pouco entre si.

Após o encerramento da reunião o Presidente do HCC, Azelar Kissmann, acompanhado da presidente Sandra Citolin e Erlei Vieira visitaram o local onde será realizada a construção da nova unidade de desintoxicação.