Horário das
Sessões
18:30h
Segunda-feira
05/06/2025 10:44 - 1 mês atrás
A proteção do meio ambiente, o bem-estar animal e a necessidade de ações e construção de um órgão efetivo para combater o descarte irregular de lixo, os maus-tratos e o abandono de animais foram os grandes temas de uma audiência pública realizada ontem na Câmara de Vereadores de Carazinho.
O evento durou mais de 3h30min e teve pronunciamentos de vereadores e representantes do Executivo Municipal, de ONGs e protetores de animais, autoridades ambientais e da comunidade. Também foram convidados para expor suas experiências e trabalho desenvolvido em seus municípios os defensores da Causa Animal, vereadora de Venâncio Aires Alessandra Ludwig, vereador de Canoas Cris Moraes e a vereadora eleita e Secretária do Bem-Estar Animal de Santa Cruz do Sul Bruna Molz. O promotor Márcio Schenatto também participou da discussão e enfatizou sua preocupação com a necessidade da criação efetiva de políticas públicas sobre meio ambiente e bem-estar animal e sua urgente fiscalização, a coleta e destinação de resíduos sólidos e os loteamentos clandestinos que não respeitam as legislações pertinentes quanto ao meio ambiente.
Atendendo as explanações dos presentes, a vice-prefeita de Carazinho Valeska Walber garantiu que será criado imediatamente o Departamento Extraordinário de Bem-Estar Animal, com duração de 12 meses e a contratação de diretor e assessor. Paralelamente, ela disse que já estão em análise todas as propostas apontadas pelos grupos de protetores e conselho municipal para a criação de políticas públicas permanentes sobre o tema e que, futuramente, também deve ser criada uma secretaria municipal que englobará o Meio Ambiente e o Bem-Estar Animal, fortalecendo a causa e a busca de mais investimentos no setor.
O presidente da Câmara Municipal, Bruno Berté, finalizou a audiência pública avaliando como positivos os encaminhamentos sugeridos partir da participação de todos os presentes. “A audiência pública é o momento mais importante para se ouvir a comunidade e construir em conjunto políticas públicas que satisfaçam os anseios dos cidadãos e busquem o desenvolvimento do nosso município. Estamos muitos felizes com o que foi desenvolvido aqui”, disse.
Além da vereadora Berenice Muller, defensora da causa e proponente da audiência pública, também estavam presentes os vereadores Marcio Hoppen, Vinícius Kunrath, Juliani Pinzon Pontes, Valdoir de Lima e Adriel Machado.
FOTOS
Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora