Sessão plenária marcada por debate sobre educação e votação de cinco projetos

11 meses atrás

A educação foi um tema bastante lembrado na Sessão Plenária Ordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho desta segunda-feira (26). Isso porque três instituições utilizaram o espaço da Tribuna Livre, disponibilizado na última sessão do mês, para falarem sobre o assunto.

A primeira a se manifestar foi a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que destacou o trabalho da instituição aos longos dos seus 55 anos, comemorados neste mês, e falou ainda de todas as transformações dos últimos anos, principalmente no que se refere à pandemia de covid-19.

Ela ainda chamou todos os presentes para uma reflexão sobre a necessidade de se debater a educação de qualidade. A reitora disse ser imprescindível que os representantes se posicionem sobre o assunto e salientou que hoje se vivencia uma grande crise de aprendizagem e que, portanto, somente o envolvimento nesta questão pode recuperar a sociedade. Do contrário, segundo ela, poderemos “involuir” enquanto sociedade.

Outras instituições

A promotora de justiça Adriana da Costa foi a segunda a falar na Tribuna Livre. Ela falou sobre as ações realizadas na cidade e informou que está deixando Carazinho, sendo transferida para Soledade em breve. Ela lembrou da rede formada por órgãos do município envolvidos na questão da infância e juventude, meio ambiente e idosos, principalmente no que se refere à educação, saúde e assistência social.

O último a falar foi o diretor da Escola Estadual Cônego João Batista(Sorg) Tales Albarelo. Ele falou sobre a instituição de ensino, que completou 60 anos. Ele salientou que, atualmente, o quadro de profissionais chega a 80 pessoas, que atendem cerca de 800 estudantes.  Falou sobre melhorias na escola, a importância do Curso Técnico em Enfermagem e diversas ações voltadas à comunidade realizadas pelo educandário.

Votações

Depois da Tribuna Livre os vereadores votaram cinco projetos de lei. Todos foram aprovados por unanimidade.

Um deles voltava de pedido de vista. Tratava-se do PL nº 047/2023, do Executivo Municipal, que institui gratificação ao Coordenador do CRAM - Centro de Referência de atendimento à Mulher Vítima de Violência.

Entre as outras matérias aprovadas estavam quatro projetos de lei de autoria dos vereadores. O primeiro era o PLL nº 031/2023, de Alécio Sella, que institui o "Projeto Maria da Penha vai à Escola", visando divulgar a Lei 11.340 de 2006 que cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher na Rede Pública Municipal de Ensino de Carazinho.

Ainda tinham os PLL’s nº 032/2023 e 033/20023, ambos de autoria do vereador Vanderlei Lopes, que denominam de Cipriano Freitas de Oliveira e de Natália Artmann ruas no Bairro Oriental.

E o último a ser apreciado foi o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 001/2023, de autoria dos vereadores Alcindo de Quadros, Janete Ross de Oliveira, Deninson da Costa, Alécio Sella, Valdoir de Lima e João Hartmann, que define o Papagaio Charão (Amazona petrei) como a ave símbolo do Município de Carazinho.

Neste caso, é imprescindível que a votação tenha maioria qualificada e que seja realizada em dois turnos. A matéria foi aprovada por unanimidade em primeiro turno, incluindo o voto da presidente Janete. Agora, o projeto deverá voltar para nova votação em duas semanas.