Daniel Weber será o presidente do Legislativo Municipal em 2022

21/12/2021 09:44:24

O vereador Daniel Weber (PP) será presidente do Legislativo Municipal pela segunda vez. Ele presidirá a Câmara de Vereadores em 2022, dois anos após concluir sua primeira passagem pela presidência. A eleição aconteceu na segunda Sessão Plenária Ordinária da noite desta segunda-feira (20), a última deste ano.

Durante a sessão, uma outra chapa também foi apresentada, tendo para presidente Adriano Strack (PRTB).

Após as duas chapas se inscreverem, um nome estava nas duas: Alécio Sella (PP). O vereador pediu então para que fosse retirado de ambas e estas foram reordenadas.

A chapa de Daniel ficou assim constituída: Daniel Weber (PP) - presidente, João Hartmann (MDB) - 1º vice-presidente, Deninson Costa (MDB) - 2º vice-presidente, Janete Ross de Oliveira (PSB) – 1ª secretária e Estevão de Loreno (PSB) - 2º secretário.

A chapa de Adriano ficou assim constituída: Adriano Strack (PRTB) - presidente, Fábio Zanetti (PSDB) - 1º vice-presidente, Bruno Berté (PDT) - 2º vice-presidente, Valdoir Lima (PSDB) - 1º secretário e Adriel Machado (PSDB) - 2º secretário.

A votação foi nominal e a chapa de Daniel Weber foi a ganhadora por oitos votos, sendo estes dos vereadores Alécio Sella, Estevão De Loreno, Daniel Weber, Deninson Costa, Janete Ross de Oliveira, João Hartmann, Marcio Hoppen e Vanderlei Lopes.

A chapa de Adriano Strack recebeu cinco votos: Adriano Strack, Adriel Machado, Bruno Berté, Fábio Zanetti e Valdoir de Lima.

Em seu discurso, Daniel agradeceu aos colegas pela oportunidade em conduzir a Casa pela segunda vez e garantiu que agirá sempre com muito respeito e dentro da lei, independente de cores partidárias. “Respeitarei a cada um dos senhores, todas as proposições serão analisadas e respeitadas, indiferente aqui se é situação ou oposição. O respeito prevalecerá nesta Casa assim como foi na primeira vez que assumi a presidência em 2019 na legislatura passada. A função do presidente é representar a todos os vereadores e a todos os servidores da Câmara. Agirei com muito respeito, ética e responsabilidade nos atos, como é de costume em minha vida”, disse.

Apesar de já estar eleita, a nova Mesa Diretora só assume em 1º de janeiro de 2022.

Comissões Permanentes

Junto com a Mesa Diretora foi definida também a formação das comissões permanentes, respeitando, neste caso, a proporcionalidade dos partidos. As três comissões ficaram assim definidas:

Comissão de Interesses Difusos e Coletivos (CIDC): João Hartmann (MDB), Valdoir de Lima (PSDB) e Estevão de Loreno (PSB).

Comissão de Justiça e Finanças (CJF): Vanderlei Lopes (MDB), Fábio Zanetti (PSDB) e Alécio Sella (PP).

Conselho de Ética - Titulares: Márcio Hoppen (MDB), Adriel Machado (PSDB), Janete Ross de Oliveira (PSB), Alécio Sella (PP) e Bruno Berté (PDT).

Conselho de Ética - Suplentes: Deninson Costa (MDB), Valdoir Lima (PSDB), Estevão de Loreno (PSB), Vanderlei Lopes (MDB) e Adriano Strack (PRTB).