Notícias

Comitiva de Carazinho pede alteração de local para construção de presídio

2 semanas atrás

 

O Poder Legislativo de Carazinho integrou uma comitiva de carazinhenses nesta quinta-feira (18) em agenda na capital gaúcha para discutir a implantação de um presídio feminino próximo à divisa do município. Eles estiveram reunidos com o secretário de Administração Penitenciária do Rio Grande do Sul, Cesar Faccioli, demonstrando a contrariedade com essa construção, já que a unidade prisional que pertenceria a Passo Fundo ficará a apenas cerca de 5 km de Carazinho.

A luta é baseada em diversos fatores relevantes e, principalmente, no clamor dos carazinhenses que, em sua maioria, são contra a instalação do presídio naquele local. Eles também entregaram cópias de um ofício enviado ao governador Eduardo Leite, ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior – que também é secretário de Segurança do Estado – e a todos os deputados estaduais gaúchos explicando todos os motivos e preocupações dos cidadãos. 

Todos avaliaram o encontro positivamente. “Fomos muito bem recebidos e saímos esperançosos desta reunião, tendo em vista o processo adiantado em que se encontra o projeto do presídio.  Acreditamos que haverá uma remoção de local, afinal não somos contrários à construção e sim à sua construção em um local muito perto de nossa cidade”, explicou o presidente do Legislativo, Luis Fernando Costa (Tenente Costa).

O vice-presidente da Área Comercial da ACIC, Jocélio Nissel Cunha, enfatizou que o secretário Faccioli recebeu o pleito com muita atenção e assegurou avaliar jurídica e politicamente no que diz respeito ao local e ainda assegurou que passará a solicitação ao governo do Estado. “A união de esforços foi oportuna para que ficasse clara a contrariedade de Carazinho a essa obra”, disse.

 “Carazinho precisa estar atento, queremos sim novas casas prisionais na região, inclusive, levamos ao secretário a abertura para construção em Carazinho de uma nova casa prisional desde que o Presídio Estadual de Carazinho (Pecar) seja também incluído para que todos tenham melhores condições, tanto apenados quanto servidores”, disse o prefeito de Carazinho Milton Schmitz.

 

Comitiva carazinhense

A comitiva foi formada pelo presidente do Legislativo Luis Fernando Costa (Tenente Costa), pelos vereadores Márcio Hoppen (Guarapa), João Hartmann e Vanderlei Lopes; pelo prefeito Milton Schmitz e pelo vice-presidente da Área Comercial da ACIC, Jocélio Nissel Cunha. Ainda participaram da reunião o ex-ministro Ronaldo Nogueira, o superintendente da SUSEPE, César Veiga, o diretor de Engenharia da SUSEPE, Alexandre Micol, o delegado Penitenciário Regional, Alexo Wallau, e o chefe de gabinete do Deputado Estadual Dirceu Franciscon, Márcio Rafael Machado.

 

Apoio

O pedido de mudança do local de construção do novo presídio de Passo Fundo é apoiado pela Associação Comercial e Industrial (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Sindicato Rural, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Carazinho e Região (Sindicar), Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), OAB – Subseção de Carazinho, ONG Amigos do Rio da Várzea e Lojas Maçônicas de Carazinho, além dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. 

 

Colaboração:  ASCOM ACIC

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×