CORONAVÍRUS: Câmara implementa regime de teletrabalho a partir do dia 20 de março

19/03/2020 12:07:06

Já  nesta quinta-feira, dia 19, o atendimento à tarde será apenas interno, sem atendimento ao público.

A Câmara Municipal de Carazinho implementou o regime de teletrabalho aos servidores e vereadores da Casa Legislativa a partir desta sexta-feira, dia 20. A medida foi adotada para que Parlamento não seja foco de propagação do novo Coronavírus (Covid-19). A deliberação determina ainda que os servidores fiquem à disposição do Poder Legislativo em tempo integral, mantendo-se acessíveis por meio de contato telefônico e/ou outro meio de comunicação.

As sessões plenárias, reuniões da Mesa Diretora, das Lideranças e das Comissões, bem como audiências públicas e eventos coletivos, ficarão suspensas, podendo estas serem realizadas através de teleconferência ou mediante convocação. Os atendimentos serão realizados de forma eletrônica, sem contato com o público, através de canais oficiais como redes sociais e e-mails. Somente os Pregões Presenciais abertos não serão suspensos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gian Pedroso, explicou que a decisão foi tomada considerando o grave quadro epidemiológico global, cuja situação é considerada pandemia, e, principalmente, pelo decreto estadual de calamidade pública, os quais reforçam a necessidade de medidas urgentes a fim de evitar a progressão da doença. “Nós como Poder Legislativo temos uma grande responsabilidade em relação à saúde dos cidadãos carazinhenses e de nossos servidores. O número de pessoas contaminadas tem crescido constantemente a cada novo dia, e, já ficou comprovada a eficácia das medidas de contingenciamento para diminuir o número de casos, então, não podemos nos omitir. Isso não significa que vamos deixar de trabalhar. Pelo contrário, vamos continuar debatendo os projetos e as necessidades da nossa comunidade, de forma remota, atuando para minimizar essa pandemia. Quem quiser entrar em contato conosco pode nos acionar via telefone, e-mail ou redes sociais", disse.

Cada servidor será orientado sobre suas rotinas de trabalho a serem desenvolvidas em casa, de modo a garantir a manutenção do regular funcionamento das atividades. Caso o servidor tenha que comparecer presencialmente à sede da Câmara Municipal, ele será chamado e ficará no local apenas pelo tempo indispensável para a necessidade do serviço.

Os vereadores, servidores e demais colaboradores que apresentarem sintomas de infecção relacionados ao COVID-19 serão afastados do cumprimento de suas funções pelo prazo de 14 (quatorze) dias, prorrogáveis. A pessoa deverá comunicar imediatamente, por meio eletrônico, tal circunstância à presidência. Aqueles que tiverem contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado também devem informar o Poder Legislativo.

Nesta quinta-feira, dia 19, o atendimento à tarde será apenas interno, sem atendimento ao público.