Mesa Diretora encerra ano com balanço das atividades realizadas

8 meses atrás

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Carazinho, por intermédio do presidente Daniel Weber, apresentou à imprensa, nesta segunda-feira, dia 30, um breve balanço das atividades realizadas pela Casa no ano de 2019. O objetivo da ação é prestar esclarecimento aos cidadãos das realizações do Parlamento municipal.

Weber destacou que o ano foi marcado pela divulgação das informações, como por exemplo, com o fortalecimento das redes sociais, de notícias no site institucional e informativos em diversas plataformas, bem como, na inclusão de todos os documentos legislativos no portal, oportunizando, desta forma, maior interatividade e transparência.  Ainda buscou-se posicionar o Poder Legislativo como centro de conhecimento, local onde qualquer cidadão pudesse entender sobre a sua cidade e sobre o trabalho da Casa. Entre as ações estiveram a reformulação do Programa Juventude Legislativa, o qual incentiva os jovens a conhecerem sobre política, e a proposição de treinamentos para a população sobre políticas públicas. “A busca pela economicidade também foi o nosso foco. Efetivamos redução em números de cargos, em compras, na publicidade, entre outras áreas, o que oportunizou que devolvêssemos R$ 400 mil para o Executivo, cujo valor será, automaticamente, revertido à comunidade nas áreas da educação e saúde”, acredita.

Além disso, segundo o relatório divulgado pelo presidente, o ano encerrou com a realização de 49 sessões ordinárias, quatro extraordinárias e cinco sessões solenes. Neste período, foram protocoladas 2.545 proposições, sendo 2.435 de autoria do Legislativo: 1.393 requerimentos, 795 Indicações, 93 Projetos de Lei, 64 emendas a Projeto de Lei, 39 Substitutivos, 18 Projetos de Decreto, 11 Projetos de Lei Complementar, oito Projetos de Resolução, seis emendas a Projeto de Resolução, quatro subemendas, três emendas a Projeto de Decreto e um projeto de emenda à Lei Orgânica. Ao total os vereadores aprovaram: 135 proposições tanto do Executivo quanto do Legislativo; reprovaram sete; 55 matérias foram retiradas e outras 36 continuam tramitando.  “Tenho certeza que foi um ano muito produtivo, com muito empenho dos vereadores e debates importantes para a cidade. Trabalhamos com respeito e dedicação e, conseguimos, promover muitas mudanças com o apoio de todos os vereadores, principalmente, da Mesa Diretora”.

Transmissão de cargo

Ainda na oportunidade, foi realizada uma transmissão simbólica de cargo para o futuro presidente Gian Pedroso que reafirmou seu compromisso em manter o trabalho com ética, transparência e economicidade. “Eu sei que será um ano difícil, devido ao período eleitoral, mas teremos muita cautela. Vou promover o diálogo continuar este trabalho já realizado pelos outros presentes de forma séria e transparente”, disse. O vice-presidente, Lucas Gabriel Lopes, também participou do ato.

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora